Exportações alemãs registram alta inesperada por comércio com China

As exportações alemãs avançaram inesperadamente em janeiro, impulsionadas pelo comércio robusto com a China, em um início de ano positivo para os produtores na maior economia da Europa.
As exportações com ajuste sazonal saltaram 1,4% no mês, após alta revisada para cima de 0,4% em dezembro, informou o Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha nesta terça-feira. As importações caíram 4,7%, após ficarem estáveis no mês anterior.
Uma pesquisa da Reuters apontava queda de 1,2% nas exportações e de 0,5% nas importações. O salto de 1,4% nas exportações em janeiro superou em muito até mesmo a previsão mais otimista.
O superávit comercial subiu para 22,2 bilhões de euros. No ano, as exportações para a China cresceram 3,1%. As exportações para os demais países da União Européia caíram 6,0% no ano, enquanto as remessas para o Reino Unido despencaram 29% e as para os Estados Unidos caíram 6,2%.
Thomas Gitzel, economista-chefe do VP Bank, descreveu o avanço geral nas exportações como "uma surpresa extremamente positiva", e espera crescimento adicional.
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral