Butantan prevê chegada de insumo para 5 milhões de doses da CoronaVac até dia 20

Por Eduardo Simões
SÃO PAULO (Reuters) - O Instituto Butantan prevê receber 3 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA) da CoronaVac até o próximo dia 20, o que vai permitir a produção de 5 milhões de doses da vacina da chinesa Sinovac, informaram o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente do instituto, Dimas Covas.
Com essa remessa, o Butantan reafirmou o compromisso de concluir a entrega de 46 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações até o final de abril, afirmaram Covas e Doria em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa do governador. Ambos disseram que a importação da remessa foi autorizada nesta quinta-feira pelo governo da China.
"Essa autorização ocorrida hoje na China é importante, 3 mil litros, mas esperamos para a próxima semana uma nova autorização para 3 mil litros adicionais. Com isso nós vamos cumprir integralmente os nossos compromissos", disse Covas no vídeo ao lado de Doria.
A nova previsão de chegada até o dia 20 significa um segundo atraso na estimativa inicial do instituto, anunciada na semana passada, de que a remessa chegasse nesta semana. Na quarta-feira, Covas disse em entrevista coletiva que a expectativa havia mudado para a semana que vem.
Além disso, a quantidade de IFA esperado também foi reduzida. Covas disse na coletiva de quarta que seriam 6 mil litros, o bastante para 10 milhões de doses. Em nota, o Butantan informou que espera uma segunda carga de mais 3 mil litros ainda em abril.
Também na quarta, o Butantan informou que já envasou todo IFA que recebeu até o momento da China, mas que a produção das doses continua, pois existem doses no processo de controle de qualidade e que, assim, manterá as entregas da CoronaVac ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
Segundo o instituto, existem 3,2 milhões de doses em processo de inspeção e controle de qualidade e serão entregues ao PNI até 19 de abril.
Até o momento, o Butantan entregou 38,2 milhões de doses de CoronaVac para a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e o imunizante responde pela esmagadora maioria das doses usadas até agora pelo PNI na imunização contra o coronavírus.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde