Café em Prosa #38 - Neste Dia Internacional do Café, preocupações com clima e sustentabilidade definirão o futuro da cafeicultura global
Podcast
Neste Dia Internacional do Café, preocupações com clima e sustentabilidade definirão o futuro da cafeicultura global
Download![]()
Neste Dia Internacional do Café, as maiores preocupações da cafeicultura global se mostram bem definidas: clima e sustentabilidade. No âmbito climático, a falta de chuvas castigou os cafezais brasileiros, causando uma quebra estimada em 30%. No outro lado da moeda está a sustentabilidade do setor, que acompanha as variações do câmbio e das bolsas de Nova Iorque e Londres para importantes tomadas de decisão. Tanto na comercialização da safram, quanto na compra de insumos, o mercado financeiro acaba ditando as estratégias financeiras dos cafeicultores, o que acaba influenciando no resultado da safra.
Nesse contexto, a cadeia produtiva de café começa a olhar para o futuro, tomando medidas sustentáveis que envolvem todo o setor cafeeiro. Por isso, para este episódio o Café em Prosa Podcast conversou com Guilherme Amado, líder de qualidade da Nespresso do Brasil. A Nespresso é a maior fabricante de cafés em cápsulas do mundo e isso faz com que as ações da empresa tenham uma escala global, a exemplo do programa AAA de sustentabilidade, que envolve toda a cadeia produtiva de café, do produtor rural ao consumidor final (Clique nas imagens para ampliá-las):
Este é o “Café em Prosa Podcast”, o primeiro podcast raiz do site Notícias Agrícolas e inteiramente dedicado ao setor de cafés especiais. Passarão por aqui especialistas, baristas, empreendedores, produtores e amantes do bom e velho café. Em conversas descontraídas, essas pessoas contarão suas histórias e trarão suas ligações com essa bebida que é uma das mais apreciadas no mundo todo. Então pegue sua xícara quentinha e venha nessa jornada com a gente!
Leia Mais:
+ Nespresso assume compromisso de neutralidade em emissão de carbono até 2022
+ Seca e bienalidade baixa: Safra 2021 de café do Brasil pode ter quebra de 30%, diz CNC
+ Conilon: Produtor está pronto para a colheita, mas alta nos insumos já preocupa para a safra 22
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade






