Previsão: Inmet emite alerta para quedas de temperatura de norte a sul do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para declínio da temperatura em várias regiões do Brasil nas próximas 24 horas. A massa de ar frio, que estava em atuação no Sul do país, já avançou para o Brasil Central e também derruba as temperaturas em Rondônia.
De acordo com o alerta, emitido na página oficial do Inmet, São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul e oeste do Mato Grosso e a faixa oeste de Rondônia devem ter queda de até 5ºC nas próximas horas. "Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC", afirma a publicação.
Veja o mapa com alerta de queda na temperatura em várias partes do Brasil:
Ainda de acordo com o Inmet, os modelos de geada apontam para risco em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com intensidade entre moderada e fraca na próxima madrugada. Já o modelo de previsão de tendência de temperatura de ar, mantém a atuação com mais intensidade no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Para o Sul do Brasil, o modelo de temperatura do Inmet indica mínimas entre 4 e 6 graus em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, as mínimas mais baixas são esperadas no extremo sul do estado, entre 6 e 8 graus.
Veja o mapa de previsão de temperatura:
[
Fonte: Inmet
Já em relação a previsão de chuva, apenas o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e região do Amazonas e Pará apresentam condição de chuvas nas próximas 24 horas. Segundo o modelo Cosmo, as precipitações devem ficar entre 20mm e 40mm nessas áreas. "O ar seco predomina pelo interior do Sudeste, sobre o Centro-Oeste do Brasil e sobre parte do interior do Nordeste dificultando a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva", acrescenta a previsão da Climatempo.
Veja o mapa com previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Fonte: Inmet
NOAA divulga fim do La Niña
A Administração Oceânica e Atmosférica divulgou na manhã desta quinta-feira (13) que o La Niña chegou ao fim durante o mês de abril. "Durante o mês de abril, o Oceano Pacífico tropical voltou às condições ENSO-neutras à medida que o acoplamento entre a atmosfera e o oceano enfraquecia. As temperaturas da superfície do mar estiveram quase abaixo da média na maior parte do Oceano Pacífico equatorial no mês passado", afirma a publicação.
Ainda de acordo com o NOAA, a maioria dos modelos na pluma IRI / CPC prevê uma continuação de ENSO-neutro durante o verão de 2021 do Hemisfério Norte. "As chances de La Niña estão em torno de 50-55% durante o final do outono e inverno, o que está alinhado com as previsões do Sistema de Previsão do Clima do NCEP e do Conjunto Multi-modelos da América do Norte. No entanto, normalmente há grande incerteza com as previsões feitas na primavera, portanto, a confiança no ENSO-neutro para as próximas temporadas é mais alta. Em resumo, o La Niña terminou, com ENSO neutro provavelmente continuando durante o verão do Hemisfério Norte (67% de chance em junho-agosto de 2021", conclui.
0 comentário
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra