Café em Prosa #44 - Selo verde da Cecafé demonstra vocação sustentável da cafeicultura brasileira
O Cecafé acredita fortemente na sustentabilidade da cadeia do agronegócio do café e ao respeito às leis trabalhistas e ambientais, consideradas como uma das mais avançadas e rigorosas do mundo, bem como pela geração de resultados econômicos consolidados e crescentes.
No universo de 280 mil produtores, é notório e facilmente identificável o respeito ao meio ambiente, vide os esforços contínuos na proteção das áreas de mananciais, na adoção de manejo racional da água, e aplicação de técnicas agrícolas avançadas para o alcance da significativa produtividade por hectare plantado, sendo esta, a maior dentre os países produtores.
Além disso, o cafeicultor adota as mesmas leis trabalhistas aplicadas aos trabalhadores urbanos, cumprindo as rigorosas exigências, que incluem o pagamento de fundo de garantia, seguridade social pública, e outros tantos benefícios sociais estabelecidos pela CLT. No âmbito das práticas rurais, a adoção de EPI´s no manejo dos agrotóxicos, bem como instalações apropriadas para alojamento e alimentação dos trabalhadores, incluem-se entre as ações adotadas amplamente no campo.
Neste sentido, os membros associados do Cecafé adotam o Código de Conduta da entidade, buscando transferir para sua cadeia de fornecimento os preceitos da ética e compromisso com as normas legais vigentes no país.

Este é o “Café em Prosa Podcast”, o primeiro podcast raiz do site Notícias Agrícolas e inteiramente dedicado ao setor de cafés especiais. Passarão por aqui especialistas, baristas, empreendedores, produtores e amantes do bom e velho café. Em conversas descontraídas, essas pessoas contarão suas histórias e trarão suas ligações com essa bebida que é uma das mais apreciadas no mundo todo. Então pegue sua xícara quentinha e venha nessa jornada com a gente!
Leia Mais:
+ O cacau amazônico é a chance do Brasil mostrar seu potencial sustentável e ambientalista
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade