Câmara retira quarentena eleitoral para juízes e militares do Código Eleitoral
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o texto principal de projeto do Código Eleitoral, que reúne em um só texto toda a legislação e regras eleitorais do país, e retirou a previsão de quarentena para juízes, procuradores, policiais e militares com intenção de se candidatar.
O texto, que ainda pode sofrer mais alterações por emendas destacadas para votações separadas, teve sua votação interrompida e só deve ser retomado na próxima semana.
Com quase 900 artigos e construído a partir de um grupo de trabalho que discutiu o tema, o texto previa que policiais, militares, juízes e procuradores deveriam desligar-se dos cargos 5 anos antes de se candidatarem, mas o item foi retirado.
O projeto aborda desde os princípios fundamentais do direito eleitoral e regras relacionadas a partidos políticos, filiação e fidelidade partidárias à administração e organização das eleições, a estrutura da Justiça Eleitoral e temas relacionados aos eleitores.
O texto inova ao introduzir a figura das candidaturas coletivas para eleições proporcionais.
Pouco antes, deputados aprovaram projeto de lei que condiciona a distribuição de vagas em cargos proporcionais a partidos com um limite mínimo de votos obtidos e muda a regra de distribuição das chamadas "sobras" -- vagas não preenchidas pelos critérios do sistema proporcional.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
0 comentário
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
Ibovespa tem alta firme após IPCA-15 abaixo do esperado
BC e Moraes dizem que discutiram Lei Magnitsky, não mencionam Banco Master
Crescimento econômico dos EUA acelera no 3º trimestre
Dólar tem alta leve após IPCA-15 e com mercado à espera de entrevista de Bolsonaro
IPCA-15 sobe 0,25% em dezembro, diz IBGE