Ibovespa abre com viés positivo em meio a trégua na tensão institucional e exterior benigno

Publicado em 10/09/2021 10:22

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista começava a sexta-feira com viés positivo, ainda sob efeito do relativo alívio na tensão institucional, enquanto o movimento de caminhoneiros perdeu força. O último pregão da semana ainda encontrava respaldo no cenário benigno no exterior.

Às 10:07, o Ibovespa subia 0,49 %, a 115.921,28 pontos.

Apesar da trégua, o Ibovespa ainda contabiliza desempenho negativo na semana.

Após ataques a ministros do STF e ameaças de não cumprir decisões judiciais em manifestações na terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro baixou o tom e disse em nota na véspera que nunca teve a intenção de agredir quaisquer dos Poderes.

Ainda na quinta-feira, a bolsa paulista reagiu prontamente às declarações, com o Ibovespa revertendo a queda e chegando a subir 2,59% na máxima, para depois fechar com alta de 1,72%. Na quarta, havia afundado quase 4%.

Na visão do diretor de investimentos da TAG Investimentos, Dan H. Kawa, a nota divulgada por Bolsonaro é um sinal claro de tentativa de apaziguamento.

"Não acho que teremos um endereçamento completo do tensionamento, mas certamente há espaço para os ativos locais consumirem parte do prêmio de risco que foi criado nos últimos dias/semanas", acrescentou.

Em comentários a clientes, ele ainda ressaltou que persistem riscos fiscais relevantes no cenário, bem como o problema institucional irá continuar e a inflação permanece se mostrando um desafio de curto-prazo.

Ainda na cena brasileira, de acordo com informações do Ministério da Infraestrutura, as manifestações de caminhoneiros perdiam força nesta sexta-feira e aconteciam em apenas três Estados.

No exterior, os futuros acionários em Wall Street mostravam ganhos com sinais de alívio nas tensões entre EUA e China somando-se a dados recentes que acalmaram temores de desaceleração na recuperação econômica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário