Projeto que abre mercado de energia deve ser votado na Câmara até início de abril, diz relator
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O projeto de lei 414/2021, que trata da modernização do setor elétrico, deverá ser votado no plenário da Câmara dos Deputados até o início de abril, afirmou nesta terça-feira o relator da matéria, deputado Fernando Coelho Filho (União-CE).
Em debate virtual organizado por associações do setor elétrico, o parlamentar disse que o presidente da Câmara, Arthur Lira, manifestou a intenção de votar a urgência do projeto até o fim de março. A ideia é partir para a votação do mérito logo na sequência, acrescentou.
"Ele ainda retorna para o Senado. Se conseguirmos tirar da Câmara no mais tardar no começo de abril, o Senado teria até final de maio para concluir sua votação, e poderíamos então ter vencido essa etapa antes do processo eleitoral do país", disse Coelho Filho.
O PL 414/2021 é o antigo PLS 232/2016, que já foi aprovado pelo Senado. Um de seus principais pontos é a abertura total do mercado livre de energia, incluindo consumidores de baixa tensão.
Segundo um substitutivo preliminar elaborado pelo parlamentar que circula entre agentes do setor, o prazo para a abertura total do mercado seria de 42 meses.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize
Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
Rumo vê preços de frete em 2026 em patamar próximo do 2º semestre de 2025