Mercado de maçãs em queda na Argentina
As vendas de maçãs na Argentina registraram uma queda considerável nos dois primeiros meses de 2022, principalmente associadas às perdas de safra devido às geadas e tempestades de granizo na primavera, que estimam algumas da ordem de 30% em relação ao ano passado. De acordo com os dados disponíveis, foram comercializadas pouco mais de 27.700 toneladas de maçãs, refletindo uma queda de 47% no volume homólogo e um decréscimo de 58% nos dois primeiros meses de 2020.
A queda afetou tanto as vendas no mercado interno quanto no exterior. Nos dois primeiros meses deste ano, as vendas para o mercado interno caíram 35% em relação ao mesmo período de 2021 com 20.042 toneladas, e apenas 2.500 toneladas foram exportadas, ou seja, 62% a menos que no mesmo período de 2021. A indústria de concentrados não era alheia a essa perda de volume. Dados oficiais destacam que pouco mais de 5.100 tons de maçã foram destinados à produção de sucos concentrados. Isso é quase 9.000 toneladas a menos que no ano passado.
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