Produção de açúcar avança nas usinas do Brasil e pressiona cotações, diz Cepea
![]()
As cotações do açúcar recuaram no mês de maio em meio avanço da produção brasileira, principalmente na região Centro-Sul, segundo dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP).
Entre os dias 29 de abril e 31 de maio, o índice Cepea/Esalq para o açúcar cristal recuou 3,3%, fechando em R$ 130,92 (US$ 27,56) por saca de 50 quilos.
"A produção das usinas de açúcar do estado de São Paulo, que avança nesta safra (2022/23), foi inferior à safra passada, porém, a disponibilidade do açúcar cristal tipo Icumsa 180 está aumentando no mercado spot de SP", disse o centro.
Apesar da pressão na maior parte de maio, no final do mês, o preço médio semanal do açúcar cristal reagiu no mercado spot de São Paulo, refletindo a atitude dos agentes das usinas de açúcar, que reduziram a oferta do produto para pronta entrega.
Segundo agentes consultados pelo Cepea, a cana-de-açúcar da nova safra (2022/23) apresenta baixo teor de sacarose, resultando em menor produção de açúcar. Assim, as usinas priorizaram o cumprimento dos contratos anteriormente fechados. Além disso, maiores quantidades de cana-de-açúcar estavam sendo destinadas à produção de etanol.
0 comentário
Açúcar avança em NY e exportações brasileiras ganham ritmo em dezembro
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida