BTP defende direito de participação em leilão de terminal STS-10 no Porto de Santos

Publicado em 30/06/2022 17:52

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A BTP Santos, joint-venture de movimentação de contêineres controlada por Maersk e MSC, defendeu nesta quinta-feira direito de participar do leilão do terminal STS-10, no Porto de Santos, previsto para o final deste ano.

Na véspera, a Superintendência-Geral do Cade publicou uma nota técnica que identificou eventuais problemas de concentração de mercado no leilão que pode reforçar a participação de mercado dos dois grupos internacionais no porto.

"A BTP compartilha a defesa da liberdade de iniciativa em empreender como pilar de políticas públicas para atração de investimentos e aumento de competitividade do Brasil frente ao mercado mundial de movimentação de cargas", afirmou a companhia em comunicado à Reuters.

Segundo a nota técnica, caso a BTP Santos vença o leilão, sua capacidade de movimentação passará de 2 milhões para 4,32 milhões de TEUs por ano, "permitindo que suas acionistas, Maersk e MSC, possam ampliar a movimentação de suas cargas em terminal próprio, o que atualmente não é integralmente possível em razão da falta de capacidade ociosa do (terminal) BTP Santos".

A presença de Maersk e MSC em leilões como o do STS-10 é rechaçada pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), que sustenta que isso poderá elevar o valor dos fretes, em um momento em que o preço dos combustíveis tem impulsionado a inflação no país.

A entidade também avalia que a concentração de mercado de grandes grupos econômicos que controlam navios de contêineres, terminais e transporte em terra coloca em risco a livre concorrência.

A BTP Santos afirmou que desde o início de suas operações em 2013, o Porto de Santos "tem alcançado elevados índices de produtividade, de eficiência e recordes de movimentação de carga conteinerizada".

"A BTP avalia como positivos novos investimentos em infraestrutura portuária, já previstos no STS-10, para possibilitar o aumento de capacidade no maior Porto da América Latina, que já está próximo do seu limite de movimentação de contêineres."

O governo federal planeja o leilão do STS-10 para o quarto trimestre deste ano e o edital tem expectativa de ser publicado no terceiro trimestre. O empreendimento tem previsão de investimento de 3,28 bilhões de reais, segundo dados do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário