Com plantio da soja em 69% no Brasil, tempo quente e seco entra no foco do Centro-Oeste
A semeadura da safra 2022/23 de soja chegou na quinta-feira (10) a 69% da área estimada para o Brasil, contra 57% uma semana antes e 78% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
O tempo mais firme que prevaleceu ao longo da semana passada favoreceu o avanço do plantio nas áreas da região Sul onde o excesso de umidade vinha causando atraso na semeadura e no desenvolvimento das plantas.
No Centro-Oeste e em áreas de Minas Gerais, por outro lado, a falta de chuva e o calor da semana passada dificultaram a finalização dos trabalhos e a germinação das últimas áreas semeadas, deixando os produtores ansiosos pela confirmação dos volumes apontados pelos mapas de previsão.
Plantio de milho verão vai a 70%; chuva irregular é entrave
O plantio da primeira safra de milho da temporada 2022/23, o milho verão, chegou na quinta-feira (10) a 70% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ante 63% na semana precedente e 85% no mesmo período do ano passado. O ritmo mais lento deve-se principalmente à irregularidade das chuvas no Sudeste do país e em Goiás.
No Sul, onde a semeadura está virtualmente concluída, as temperaturas mais altas chegaram em boa hora, favorecendo o desenvolvimento das lavouras depois da lentidão imposta pelo tempo úmido e frio de outubro.
0 comentário
Soja nos portos do BR volta a se aproximar do R$ 130/sc com Chicago subindo mais do que caem os prêmios
USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR