Ibovespa recua com exterior negativo e de olho em adiamentos no Congresso

Publicado em 16/12/2022 16:10

Logotipo Reuters

Por Andre Romani

 

 

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa caía nesta sexta-feira, diante de cenário negativo nos mercados internacionais depois de sinalizações duras de bancos centrais pelo mundo nesta semana, em especial o Federal Reserve e o BCE, enquanto localmente mantinham-se as indefinições de pautas como a PEC da Transição e a Lei das Estatais no Congresso.

Às 12:29 (de Brasília), o Ibovespa caía 1,08%, a 102.615,71 pontos. Na mínima, o índice cedeu a 102.565,64 pontos, enquanto na máxima subia a 104.017,56 pontos. O volume financeiro somava 8 bilhões de reais, em dia de vencimento de opções sobre ações na B3. Na semana, o índice caminha para queda de cerca de 4,5%.

"No exterior, temos um mercado cada vez mais preocupado com cenário de juros globais", disse Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos.

O S&P 500 perdia 1,2% em Wall Street, o que pressionava o índice local, devido ao receio de recessão global após nova rodada de altas de juros nos Estados Unidos e na zona do euro, bem como perspectivas de políticas monetárias ainda restritivas no próximo ano.

Localmente, o adiamento na noite da véspera da votação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados para a próxima terça-feira, em anúncio feito pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), foi bem visto no mercado, uma vez que as dificuldades de aprovação podem levar a alguma desidratação do impacto fiscal do texto.

Lira anunciou o adiamento pouco depois do Supremo Tribunal Federal (STF) postergar julgamento sobre a validade das emendas de relator, o chamado "orçamento secreto", também semana que vem.

Os empecilhos na tramitação da PEC juntam-se aos da votação das alterações na Lei das Estatais no Senado, que podem ficar para 2023. As mudanças na lei que regula a governança de empresas públicas pressionaram ações de estatais e os ativos locais como um todo mais cedo nesta semana.

"Tivemos um pequeno alívio por essas questões passageiras..., mas as perspectivas ainda são de aprovação dessas propostas. Ainda temos o risco fiscal no radar", disse Beyruti.

No mais, a B3 divulgou nesta sexta-feira a segunda prévia da composição do Ibovespa para os quatro primeiros meses de 2023 com exclusão das ações de IRB Brasil e Positivo.

 

DESTAQUES

- PETROBRAS PN caía 1,95%, a 21,61 reais, caminhando para queda de 12,4% na semana, com temores de mudanças na governança das estatais e foco nos potenciais planos do novo governo para a petrolífera. A empresa ainda saiu como operadora de três blocos no pré-sal leiloados nesta manhã. O petróleo Brent recuava cerca de 2,5% no exterior com os agentes financeiros digerindo as últimas decisões de política monetária por bancos centrais. 3R PETROLEUM ON tinha queda de 1,89%, a 32,25 reais, e PRIO ON recuava 2,12%, a 35,01 reais.

- VALE ON exibia queda de 2,35%, a 85,12 reais. O contrato futuro de minério de ferro para maio mais negociado em Dalian encerrou as negociações diurnas com alta de 0,5%, enquanto em Cingapura o contrato de referência para janeiro caiu 1,2%.

- MARFRIG ON subia 4,84%, a 8,01 reais, após aumentar 6,7% na véspera na esteira de aprovação de dividendos intercalares de 600 milhões de reais. Frigoríficos, em geral, tem desempenho positivo na sessão, com alta de 1,17% de JBS ON, e avanço de 0,73% de MINERVA ON.

- DEXCO ON subia 4,13%, a 7,56 reais, após aprovar bonificação de ações.

- MAGAZINE LUIZA ON apontava recuo de 5%, a 2,47 reais, em sessão ruim para varejistas e construtoras, e após analistas do Itaú BBA reiniciarem a cobertura da empresa com recomendação "market perform". AMERICANAS ON caía 4,14% e VIA ON perdia 1,98%.

- CEMIG PN tinha alta de 2,16%, a 10,87 reais, com diversas empresas do setor de energia na ponta positiva do índice, em meio a leilão de transmissão do setor. CPFL ENERGIA ON ganhava 0,52% e EDP BRASIL ON subia 1,47%.

- SABESP ON cedia 1,57%, a 54,46 reais, após aprovar plano de investimento de 26,2 bilhões de reais para os próximos cinco anos.

- ITAÚ UNIBANCO PN se valorizava em 1,07%, a 23,67 reais, enquanto BRADESCO PN subia 0,22%, a 13,87 reais, em sessão positiva para grandes bancos de varejo.

- IRB BRASIL ON exibia declínio de 1,39%, a 0,73 real, enquanto POSITIVO ON perdia 1,54%, a 7,66 reais. As duas ações foram excluídas da composição do Ibovespa na segunda prévia do índice para janeiro a abril de 2023 divulgada nesta manhã. Positivo já tinha ficado de fora na primeira prévia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário