Em posse no MDIC, Alckmin defende BNDES fortalecido e com juros menores

Publicado em 04/01/2023 13:29

Logotipo Reuters

Por Bernardo Caram

 

 

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente Geraldo Alckmin, empossado ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou nesta quarta-feira ser importante o BNDES fazer esforço para reduzir juros, minimizando o custo de capital no país.

Em entrevista a jornalistas após a posse, Alckmin não explicou se a ação envolveria uma mudança na TLP (Taxa de Longo Prazo), medida defendida por parte da equipe que participou da transição de governo.

A TLP foi instituída no governo Michel Temer como a principal taxa do BNDES e estabeleceu juros mais próximos aos cobrados pelos bancos privados em financiamento de longo prazo, substituindo a antiga TJLP praticada pelo banco.

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, Alckmin defendeu o fortalecimento do BNDES, que, segundo ele representa “enorme avanço” já que o banco de fomento “é vital para implementação de políticas de desenvolvimento”.

Ele ainda afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a criação de uma política industrial moderna e focada em economia verde, em discurso com críticas à gestão Jair Bolsonaro na área, mas sem apresentação de medidas concretas para esses setores.

Ele também disse que o cenário internacional é desafiador para 2023, com a retração da atividade internacional provocando redução nos preços dos produtos exportados pelo país.

 

(Por Bernardo Caram)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário