Finlândia diz que continuará unida à Suécia em processo de adesão à Otan

Publicado em 30/01/2023 11:55 e atualizado em 30/01/2023 13:02

Logotipo Reuters

Por Essi Lehto

 

 

HELSINQUE (Reuters) - A Finlândia mantém seu plano de ingressar na Otan junto de sua vizinha nórdica Suécia, e espera fazê-lo até julho, disse o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, nesta segunda-feira.

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, sinalizou no domingo que Ancara pode concordar com a entrada da Finlândia na Otan antes da Suécia, em meio a crescentes tensões com Estocolmo, e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, fez declarações semelhantes nesta segunda-feira.

"Nosso forte desejo ainda é ingressar na Otan junto com a Suécia", disse Haavisto em entrevista coletiva em Helsinque.

Na semana passada, a Turquia suspendeu as negociações sobre a adesão à Otan com a Suécia e a Finlândia devido aos protestos em Estocolmo que incluíram a queima de um Alcorão.

Suécia e Finlândia se candidataram no ano passado para ingressar na Otan após a invasão da Ucrânia pela Rússia e precisam da aprovação de todos os países membros para ingressar. A Turquia e a Hungria ainda não ratificaram a adesão dos países nórdicos.

"Ainda vejo a cúpula da Otan em Vilnius em julho como um marco importante quando espero que ambos os países sejam aceitos como membros da Otan o mais tardar", disse Haavisto.

(Reportagem de Essi Lehto em Helsinque, reportagem adicional de Simon Johnson em Estocolmo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário