Reuters: Banco dos Brics inicia processo de transição e abre caminho para Dilma assumir presidência
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do grupo de nações emergentes Brics, informou nesta sexta-feira que iniciou o processo de transição de sua liderança, abrindo caminho para que a ex-presidente Dilma Rousseff assuma a presidência da entidade.
Em nota, o banco informou que o atual presidente, o brasileiro Marcos Troyjo, ex-secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, deixará o cargo em 24 de março. Troyjo está no cargo desde 2020.
"A diretoria do Novo Banco de Desenvolvimento vai então eleger um novo presidente indicado pelo Brasil, para assumir o mandato rotativo que vence em 6 de julho de 2025", disse o NDB em nota.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia confirmado sua intenção de indicar Dilma para presidir o banco. Lula viaja à China no final deste mês e deve fazer uma visita à sede do NDB, em Xangai, acompanhado da ex-presidente.
Formado pelos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e voltado para o financiamento de infraestrutura, o NDB é visto por seus membros como uma alternativa ao Banco Mundial. Baseado em Xangai, começou a operar em 2015.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global