Confiança do consumidor dos EUA diminui em março; expectativas de inflação caem
![]()
WASHINGTON (Reuters) - A confiança do consumidor norte-americano caiu pela primeira vez em quatro meses em março, embora as famílias esperem que a inflação diminua nos próximos 12 meses e além, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.
A leitura preliminar de fevereiro da Universidade de Michigan sobre o índice geral de confiança do consumidor chegou a 63,4, abaixo dos 67 do mês anterior. Economistas consultados pela Reuters previam uma leitura preliminar de 67,0.
"A queda deste mês já havia sido totalmente estimada antes da quebra do Silicon Valley Bank, quando cerca de 85% de nossas entrevistas para esta divulgação preliminar estavam concluídas", disse a diretora de pesquisas de consumidores, Joanne Hsu.
O declínio na confiança se concentrou entre os consumidores de baixa renda, menos educados e mais jovens, acrescentou Hsu.
A leitura da pesquisa para as expectativas de inflação de um ano caiu a 3,8%, a menor marca desde abril de 2021, de 4,1% em fevereiro. A perspectiva de inflação de cinco anos caiu para 2,8%, ficando abaixo da estreita faixa de 2,9% a 3,1% apenas pela segunda vez nos últimos 20 meses.
(Por Lucia Mutikani)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia
StoneX espera que Sul e Sudeste guiem o crescimento da demanda por diesel B em 2026
Dólar cai para perto dos R$5,40 com correção refletindo decisões de juros
Senado do México aprova aumento de tarifas contra produtos brasileiros
Putin liga para Maduro e Lukashenko se reúne com enviado da Venezuela, enquanto Trump aumenta a pressão