Dólar tem leve alta frente ao real com expectativa por Fed e Copom
![]()
Por Luana Maria Benedito
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar alternava estabilidade e leve alta frente ao real nesta quarta-feira, com investidores à espera das decisões de política monetária do Federal Reserve e do Banco Central do Brasil, principalmente depois que o colapso de bancos no exterior desencadeou temores de uma crise financeira global.
Às 9:34 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,21%, a 5,2566 reais na venda.
Na B3, às 9:34 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,18%, a 5,2655 reais.
"Pode ser que o dólar fique mais de lado nesse início do dia com o mercado aguardando os resultados importantes desta 'Superquarta'", disse Lara Rates, chefe de câmbio da One Investimentos.
Os fechamentos do Silicon Valley Bank e do Signature Bank nos EUA, bem como turbulências no Credit Suisse, levaram operadores a apostar numa postura mais branda por parte do Fed neste mês, com uma minoria dos mercados (15%) até mesmo precificando a manutenção dos juros nesta quarta-feira.
Ainda assim, a expectativa mais ampla é de que a instituição eleve sua taxa básica em 0,25 ponto percentual ao encerrar a reunião de política monetária, às 15h (de Brasília).
Essa perspectiva do mercado "deixa claro que a atuação dos BCs para ajudar na liquidez dos bancos e evitar uma crise no sistema bancário não tem tido impacto direto na política de combate à inflação nos Estados Unidos", disse Rates.
No Brasil, é praticamente consenso no mercado que a taxa Selic será mantida em 13,75%, mas investidores devem avaliar com cautela o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), em busca de mais clareza sobre os efeitos dos riscos bancários externos na cena local. Também devem procurar novas pistas sobre quando o BC pretende reduzir os juros, em meio à pressão constante do governo de Luiz Inácio Lula da Silva por cortes nos custos dos empréstimos.
Ainda na cena doméstica, analistas da Guide Investimentos descreveram como "ponto negativo" a notícia de que Lula adiou a divulgação do novo arcabouço fiscal do Brasil para depois de sua viagem à China.
"Por outro lado, Lula aprovou os nomes para as diretorias do BC entregues por Haddad, e os novos diretores estão em linha com um perfil mais técnico que o mercado queria (ponto positivo)", ponderaram os especialistas em nota a clientes.
Lula aprovou as indicações de Rodolfo Fróes para o cargo de diretor de Política Monetária do BC e de Rodrigo Monteiro para a área de Fiscalização, de acordo com fontes com conhecimento do assunto.
A moeda norte-americana spot fechou a última sessão cotada a 5,2456 reais na venda, em leve alta de 0,05%.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global