Gasolina, etanol e diesel recuam nos postos na 4ª semana de março, aponta ValeCard
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os preços médios de diesel, gasolina e etanol recuaram nos postos do Brasil na quarta semana de março ante a semana anterior, apontou nesta segunda-feira levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.
A gasolina caiu 0,45% no período, segunda queda consecutiva, para 5,746 reais por litro, segundo a pesquisa, com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os estados do Brasil.
"Isso se deve a dois fatores principais: a acomodação de preços no varejo após uma alta exagerada na primeira quinzena do mês e, além disso, a redução do preço cobrado pelo etanol anidro nas usinas produtoras", disse o Head de inovação e portfólio na ValeCard, Brendon Rodrigues.
A ValeCard pontuou que o preço do etanol anidro, que compõe 27% da gasolina vendida na bomba no Brasil, caiu 1,41% nas usinas produtoras de São Paulo, entre 20 e 24 de março, segundo o indicador Cepea/Esalq.
Já o etanol anidro caiu 0,57% na quarta semana deste mês em relação à semana anterior, a 4,004 reais o litro, também diante da queda de preços nas usinas produtoras, segundo Rodrigues.
"Em São Paulo, por exemplo, o preço praticado pelas usinas caiu nas últimas três semanas, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq", afirmou.
Entre os dias 20 e 24 de março, a queda do preço do etanol hidratado nas usinas produtoras de São Paulo foi de 0,29%, tendo sido antecedida por reduções de 0,12% e de 2,22% nas semanas anteriores, disse a ValeCard.
Já o preço médio do diesel S-10 nos postos de combustíveis recuou 0,85% na quarta semana de março, para 6,187 reais por litro.
(Por Marta Nogueira)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde