Preços ao produtor no Brasil passam a cair 0,3% em fevereiro
![]()
Por Camila Moreira
SÃO PAULO (Reuters) - Os preços ao produtor no Brasil passaram a recuar 0,3% em fevereiro diante da deflação no segmento de outros produtos químicos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
O resultado, a terceira menor taxa para o mês de fevereiro desde o início da série histórica em 2014, levou o índice acumulado em 12 meses a uma alta de 1,38%. No mês anterior, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia subido 0,29%.
O IBGE apontou que três dos setores de maior peso no índice tiveram redução de preços. A maior influência negativa foi exercida por outros produtos químicos, seguidos de refino de petróleo e biocombustíveis e alimentos.
“A indústria química tem o maior impacto negativo muito por conta da queda de preços de produtos utilizados na lavoura: adubos e fertilizantes e os fungicidas", explicou o gerente do índice, Alexandre Brandão
Segundo ele, esse movimento se deve à redução da demanda e à estabilização de preços após as altas provocadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
Entre os alimentos, o destaque ficou para a queda dos preços da margarina e óleo de soja, diante da redução dos preços internacionais da soja.
O IPP mede a variação dos preços de produtos na "porta da fábrica", isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.
0 comentário
CNN: Cirurgia de Bolsonaro foi um sucesso e sem intercorrências, diz Michelle
Mídia social da China critica política de filho único após morte de czar de controle populacional
Ucrânia dispara mísseis britânicos e drones contra instalações de petróleo e gás da Rússia
Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda