Câmara aprova MP que prorroga crédito presumido dos setores industrial e de construção
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira medida provisória (MP) que prorroga por mais dois anos o prazo de vigência do crédito presumido e do regime de consolidação voltado a empresas dos setores industrial e de construção civil.
A MP autoriza a alongamento de regras especiais do crédito presumido do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) equivalente a 9% do lucro obtido por subsidiárias no exterior de empresas brasileiras.
Segundo o relator da proposta, deputado Danilo Forte (União-CE), a medida se justifica pelo fato de que a tributação das empresas brasileiras supera a média do patamar imposto a países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
"Nada mais coerente, portanto, que esta Casa garanta o mesmo para nossas empresas brasileiras que suportam o índice de alíquota de tributação no patamar de 34% (trinta e quatro por cento), patamar este, bem acima da média dos países da OCDE -- 23,3% ... e do Grupo dos 20 -- G20 -- 26,9%", argumentou o relator no parecer da MP.
"É necessário contribuir para que as nossas empresas brasileiras tenham a capacidade de competir em igualdade com as companhias de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade a qual o Brasil tem se esforçado para fazer parte nos últimos anos."
A medida segue agora para o Senado.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global