Ibovespa avança na abertura com anúncio iminente de nova regra fiscal
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nos primeiros negócios desta quinta-feira, com as atenções voltadas para o anúncio do novo arcabouço fiscal pelo governo, previsto para as 10h30, com alguns detalhes já no noticiário, entre eles que o objetivo de chegar a déficit zero no ano que vem e superávits em 2025 e 2026.
Às 10:04, o Ibovespa subia 0,26%, a 102.052,53 pontos, buscando a quinta sessão de alta consecutiva, endossado ainda por um ambiente favorável a ativos de risco no exterior.
No mesmo horário, o contrato futuro do Ibovespa com vencimento mais curto, em 12 de abril, mostrava acréscimo de 1,19%, a 103.580 pontos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentará oficialmente a nova regra fiscal em entrevista coletiva na sede do ministério em Brasília. Haddad disse que o novo arcabouço deve ser enviado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apreciação do Congresso Nacional na próxima semana.
Na quarta-feira, uma fonte com conhecimento do assunto disse à Reuters que a proposta também prevê que as despesas públicas não poderão crescer mais do que 70% da variação da receita, e ainda terão um limite máximo de expansão anual.
"A partir das informações obtidas até aqui, a regra é positiva", avaliou o economista-chefe especialista em política fiscal da Warren Rena, Felipe Salto, em comentário a clientes, ponderando, contudo, que a meta de déficit primário zero em 2024 é "ambiciosa".
(Por Paula Arend Laier)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global