É importante explicar comunicado do BC, mas sem sair do ambiente técnico, diz Campos Neto
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira que é dever do BC explicar o seu comunicado de decisão de política monetária, mas que é muito difícil sair do "ambiente técnico" nessa discussão, sob o risco de haver perda de credibilidade.
Em entrevista à imprensa, após a divulgação do Relatório de Inflação, Campos Neto disse que o país tem tido uma melhora no cenário de preços, com desinflação, mas pontuou que esse processo é um pouco lento.
Questionado a respeito da possibilidade de adoção, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), da meta contínua para controle da inflação, Campos Neto afirmou que ela seria um aprimoramento em relação ao modelo atual, de ano-calendário, mas é que preciso entender como será feita a aferição deste objetivo.
No sistema atual, de meta por ano-calendário, sempre que o objetivo não é alcançado o BC precisa enviar uma carta aberta ao presidente da República para explicar o cenário.
Campos Neto pontuou ainda que será preciso tomar duas decisões na reunião desta quinta-feira do CMN. A primeira delas, sobre qual é a meta para os anos seguintes. A segunda decisão será justamente sobre se o prazo para atingi-la terá como referência o ano fiscal ou se será adotada uma meta contínua.
"O importante não é se a meta é A, B ou C, é o impacto da meta sobre a expectativa de inflação", acrescentou.
(Por Isabel Versiani)
0 comentário
Wall Street avança com rali em setor de tecnologia
Ibovespa fecha em leve queda descolado do exterior
Dólar tem alta firme e se aproxima de R$5,60 com remessas ao exterior
Índice europeu tem pouca variação em início de semana mais curta por feriado
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios