Desempenho econômico dos EUA "justifica" gastos altos durante a pandemia de Covid-19, diz Yellen
![]()
WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira que o forte desempenho da economia norte-americana é uma evidência de que a Lei do Plano de Resgate Americano de 1,9 trilhão de dólares do presidente Joe Biden foi a abordagem certa em 2021 para evitar uma recuperação lenta e dolorosa da pandemia da Covid-19.
Yellen afirmou em comentários à Conferência de Prefeitos dos EUA em Washington que o que era mais perigoso naquela época "era fazer muito pouco" com os gastos para a recuperação.
"Muitos argumentaram que esse Plano de Resgate não era necessário. Mas acredito que ver onde estamos hoje justifica a abordagem que adotamos", disse Yellen em trechos de seu discurso. "O crescimento do Produto Interno Bruto é forte e a inflação diminuiu significativamente. Há quatro milhões de empregos a mais do que antes da pandemia."
O desemprego permaneceu abaixo de 4% pelo período mais longo em 50 anos e os ganhos salariais foram amplamente compartilhados, inclusive por trabalhadores mais jovens e menos instruídos, acrescentou ela.
(Por David Lawder)
0 comentário
Wall Street avança com rali em setor de tecnologia
Ibovespa fecha em leve queda descolado do exterior
Dólar tem alta firme e se aproxima de R$5,60 com remessas ao exterior
Índice europeu tem pouca variação em início de semana mais curta por feriado
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios