Ações saltam com balanços positivos do setor de tecnologia e medida do BC da China
![]()
Por Shristi Achar A e Shubham Batra
(Reuters) - As ações europeias subiram mais de 1% nesta quarta-feira, impulsionadas pelos papéis de tecnologia, depois que a empresa de software SAP e a fabricante de equipamentos de fabricação de chips ASML Holding registraram fortes lucros, enquanto novos estímulos do banco central da China melhoraram ainda mais o humor de investidores.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,18%, a 477,09 pontos, atingindo o maior nível em uma semana.
As ações da empresa holandesa ASML Holding subiram 9,7%, após superar as estimativas de lucros do quarto trimestre e registrar suas melhores encomendas trimestrais. O índice AEX de Amsterdã ganhou 2,4%, atingindo o maior patamar em mais de dois anos.
As ações da SAP subiram 7,6%, atingindo um recorde depois que a empresa alemã divulgou que o lucro operacional em 2023 superou o consenso dos analistas e anunciou um plano de reestruturação para 2024 que afetará 8.000 funções, em um direcionamento para a inteligência artificial.
As duas ações lideraram os ganhos no setor de tecnologia, elevando o índice em 4,8%, para seu maior nível em mais de dois anos.
Aumentando ainda mais o apetite pelo risco, o banco central da China disse que reduzirá a quantidade de dinheiro que os bancos devem manter como reservas a partir de 5 de fevereiro, à medida que os formuladores de política monetária ampliam os esforços para sustentar uma frágil recuperação econômica.
"Os mercados europeus tiveram uma sessão muito mais positiva hoje, carregando o ímpeto do final positivo de ontem nos EUA, mas também recebendo um impulso depois que a China anunciou um corte de 0,5% na taxa do depósito compulsório dos bancos a partir de 5 de fevereiro", disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets UK.
As ações de empresas de luxo expostas à China, incluindo a LVMH, a Kering e a Richemont subiram entre 1,3% e 1,9%, enquanto as mineradoras de metais básicos e preciosos avançaram 2%.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,56%, a 7.527,67 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,58%, a 16.889,92 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,91%, a 7.455,64 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,87%, a 30.338,35 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,16%, a 9.974,00 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,93%, a 6.327,36 pontos.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde