Morre Hasime Tokeshi, um dos baluartes da fitopatologia da cana-de-açúcar no Brasil
A diretoria da UDOP (União Nacional de Bioenergia) comunicou, no início da tarde desta quarta-feira, o falecimento do Professor Hasime Tokeshi, um dos baluartes da fitopatologia da cana-de-açúcar no Brasil. O falecimento ocorreu na noite de ontem (16). No comunicado da família consta que a cerimônia de cremação ocorrerá na tarde de hoje no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra. No próximo domingo, 28 de abril, no Salão do Prédio em Pinheiros a família fará uma cerimônia em sua memória.
Engenheiro agrônomo formado em 1958 pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – USP, Hasime Tokeshi era Ph.D. na The Ohio State University (1971). Iniciou como professor assistente (1959), chegando a professor titular do departamento de Fitopatologia da Esalq/USP em 1988. Desde novembro de 1991 se dedicou aos estudos de solos supressivos a doenças e demonstrado que a supressão de doenças está interrelacionada com as propriedades físicas e microrganismos benéficos usados na agricultura sustentável e natural.
A morte do Professor Hasime Tokeshi foi lamentada por inúmeros amigos, dentre eles o CEO da UDOP, Antonio Cesar Salibe que destacou a trajetória exitosa do Professor Tokeshi na Esalq/USP e toda a sua contribuição em prol do setor sucroenergético. “Sem dúvida alguma deixa um legado que será seguido por muitas gerações. Que possa descansar em paz”, destacou Salibe.
0 comentário
Preços do açúcar caem até 2,7% em Nova Iorque e 2,27% em Londres nesta semana
Projeções para a safra e os desafios de gestão para a cana 26/27
Açúcar com leve recuperação após pressão de oferta da Índia e perspectiva de safra robusta no Brasil
Açúcar fecha em baixa nesta 5ª feira (04) com menor preocupação sobre oferta global
Clima favorece avanço do Sphenophorus e controle da praga se torna mais desafiador
Açúcar opera em leve alta após quedas recentes com influência da Índia e do Brasil