Governo Lula nega, em nota da Secom, que tenha recusado ajuda do Uruguai para socorro às vitimas do RS
![]()
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal emitiu uma nota nesta quarta-feira (8) negando que tenha recusado a ajuda do Uruguai para o resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O comunicado vem em resposta a uma notícia do jornal Folha de S. Paulo, veiculada nesta terça-feria, amplamente repercutida por mais veículos de comunicação.
A Folha afirmou que o governo brasileiro alegou que os equipamentos disponibilizados (lanchas, drones, helicóptero e um avião) não seriam necessários. Já a nota da Secom dá conta de que o modelo do avião que havia sido disponibilizado pelo governo uruguaio não era adequado às operações exigidas e às infraestruturas aeroportuárias disponíveis. O aeroporto de Porto Alegre, Salgado Filho, está fechado, pelo menos, até o dia 30 de maio, segundo as autoridades.
"Um helicóptero emprestado pelo país vizinho e amigo está em operação no estado, aparelho de grande valia para o auxílio dos socorristas. O Brasil é grato ao Uruguai pelo pronto-auxílio. São falsas, portanto, as notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai ou qualquer outro país. Todas as ofertas de auxílio são bem-vindas, serão analisadas conforme a adequação às urgências e serão bem recebidas, traz a nota da secretaria.
A notícia da Folha traz também a fala de José Henrique Medeiros Pires, secretário-executivo do governo do Rio Grande do Sul sobre a informação recebida por sua equipe. "Recebemos a informação extraoficial de que o comando (operacional) no Rio Grande do Sul achou que não era necessário".
A equipe de reportagem do Notícias Agrícolas já entrou em contato com o governo do Rio Grande do Sul para entender como a secretaria estadual recebeu a nota do governo federal.
Abaixo, veja a nota completa da Secom:
Governo não recusou ajuda do Uruguai: helicóptero do país ajuda nas operações de resgate do RS
O governo brasileiro não recusou a oferta de ajuda feita pelo Uruguai para as operações de socorro às vítimas das cheias no Rio Grande do Sul.
Um helicóptero emprestado pelo país vizinho e amigo está em operação no estado, aparelho de grande valia para o auxílio dos socorristas. O Brasil é grato ao Uruguai pelo pronto-auxílio.
São falsas, portanto, as notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai ou qualquer outro país. Todas as ofertas de auxílio são bem-vindas, serão analisadas conforme a adequação às urgências e serão bem recebidas.
Juntamente com o helicóptero, o Uruguai também ofereceu um modelo específico de avião. Neste caso, a avaliação técnica foi a de que o aparelho, em razão de suas características, não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível.
Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasieira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave.
Secretaria de Comunicação Social
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global