Chuvas fortes atingirão novamente a produção de óleo de palma da Malásia em dezembro
![]()
KUALA LUMPUR/MUMBAI, 13 de dezembro (Reuters) - A produção de óleo de palma da Malásia deve cair pelo quarto mês consecutivo em dezembro, já que fortes chuvas afetaram a colheita no segundo maior produtor mundial do óleo tropical, disse o regulador da indústria à Reuters na sexta-feira.
A menor produção na Malásia reduziria os estoques no país e impulsionaria ainda mais os futuros de referência, que já estão próximos de seus níveis mais altos em cerca de 2 anos e meio.
"Estimamos uma redução potencial de cerca de 5% a 8% na produção de óleo de palma bruto (CPO) em circunstâncias normais", disse Ahmad Parveez Ghulam Kadir, diretor-geral do Conselho Malaio de Óleo de Palma (MPOB).
"No entanto, se as inundações severas persistirem, a redução poderá chegar a 10% a 20%", disse ele.
A Península da Malásia, particularmente sua costa nordeste, e o sul da Tailândia foram atingidos por chuvas torrenciais que causaram inundações que mataram dezenas de pessoas e danificaram casas, conexões de transporte e milhares de hectares de plantações de arroz.
O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, disse que as chuvas foram muito além das expectativas, com algumas áreas da costa leste recebendo mais de seis meses de chuva entre 26 e 30 de novembro.
Em novembro, a produção de CPO da Malásia caiu 9,8% em relação ao mês anterior, para 1,62 milhão de toneladas métricas, a menor para o mês desde 2020, disse o conselho no início desta semana.
O Departamento Meteorológico da Malásia (MET) disse na sexta-feira que alguns estados podem receber chuvas contínuas de 16 a 19 de dezembro.
O MPOB está monitorando a situação de perto, pois o MET previu uma segunda onda de inundações devido às fortes chuvas, disse Kadir.
Chuvas fortes podem danificar ainda mais a infraestrutura das plantações, como estradas e pontes, dificultando a colheita e o transporte de cachos de frutas frescas das propriedades para as usinas, disse ele.
Em dezembro de 2023, a Malásia colheu 1,55 milhão de toneladas de CPO, mas a produção deste dezembro pode ser muito menor do que a do ano passado, disse um produtor de óleo de palma da Malásia, que não quis ser identificado.
O óleo de palma geralmente é comercializado com desconto em relação ao óleo de soja e ao óleo de girassol, mas atualmente está com um preço mais alto em relação a esses óleos concorrentes devido à oferta limitada.
Reportagem de Ashley Tang e Rajendra Jadhav; Edição por Eileen Soreng
0 comentário
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril