Taxar exportações do agro desequilibra a balança comercial, aponta Sistema FAEP
Há mais de 20 anos, o setor agropecuário é responsável pelo saldo positivo da balança comercial do país. Diante disso, o Sistema FAEP entende como absurda a medida de uma taxação transitória de exportações dos produtos do agronegócio para a redução de preços dos alimentos, conforme defendem integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT).
“Essa é mais uma medida descabida. Há anos o setor agropecuário é responsável por segurar a balança comercial do país e não pode ser punido por conta da falta de capacidade do governo federal em controlar os preços dos alimentos”, ressalta o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “O produtor rural já precisa conviver com os altos custos de produção dentro da porteira e com o chamado ´Custo Brasil´ fora da porteira. Mais uma taxação é inaceitável”, complementa.
Em 2024, as exportações brasileiras do agronegócio bateram recorde, atingindo US$ 164,3 bilhões, segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Considerando tudo que o país exportou, o setor agropecuário foi responsável por 48,7%.
“Taxar as exportações do agro vai desequilibrar a balança comercial e também comprometer o planejamento no meio rural. Nosso produtor rural é referência mundial em qualidade e quantidade, capaz de produzir para atender o mercado interno e também a demanda internacional. Não podemos mexer neste processo”, defende Meneguette.
Na semana passada, o governo federal anunciou que pretende reduzir as alíquotas de importação para supostamente baratear os preços dos alimentos no Brasil. Na ocasião, o Sistema FAEP já tinha se posicionado contrário, alegando que os preços praticados internamente refletem os elevados custos de produção e o chamado “Custo Brasil”.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli