Comitê de RSS discute devida diligência em direitos humanos com a Verité
O Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS) do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu, hoje, 18 de fevereiro, com a equipe da organização da sociedade civil independente e sem fins lucrativos Verité para tratar da aplicação das ferramentas desenvolvidas pelo Projeto COFFEE nos processos de devida diligência em direitos humanos e trabalhistas (DDDH) das empresas e cooperativas exportadoras de café.
“Com as novas regras de comércio com foco em ESG que partem da União Europeia, o aprimoramento dos processos de devida diligência socioambiental se torna fundamental para a competitividade no acesso ao mercado europeu, que absorve cerca de 50% das exportações brasileiras de café”, explica Silvia Pizzol, diretora de RSS do Cecafé.
A entidade, por meio do pilar de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, vem desenvolvendo uma ampla agenda de comunicação e capacitação sobre a devida diligência socioambiental, como é o caso do curso recém-lançado na Plataforma EAD do Programa Produtor Informado “Novas Regras de Comércio em Tempos de ESG” (acesse aqui).
Além disso, o pilar de RSS tem aberto diálogo e promovido sinergias entre o segmento exportador e diversas iniciativas existentes no Brasil, que estão alinhadas ao tema da devida diligência em direitos humanos e laborais no setor café.
“Este é o caso do kit de ferramentas desenvolvido pela Verité no âmbito do projeto COFFEE, que objetiva criar um ciclo virtuoso de melhoria contínua da sustentabilidade social na cadeia de fornecimento do café”, revela Silvia.
Ela conclui que, como o programa já conta com financiamento do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos (DOL, em inglês), as empresas interessadas podem acessar as ferramentas e capacitações promovidas pela Verité sem custos, principalmente as voltadas para as primeiras etapas do ciclo de DDDH.
Mais informações: https://verite.org/projeto-coffee/ferramentas/.
0 comentário
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025