Celeiro das pautas sustentáveis na Femagri 2025, Fazendinha apresenta boas práticas agrícolas aos cafeicultores
Nos dias 19 a 21 de março, a Cooxupé vai promover, em Guaxupé/MG, a Femagri 2025 – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. O evento chega à sua 24ª edição com mais de 120 expositores e com estimativa de receber mais de 35 mil cooperados e visitantes do Sul de Minas. Um dos espaços mais procurados pelos cafeicultores na feira é a Fazendinha, que fica localizada em uma área com quase seis mil metros quadrados. No local, os produtores rurais encontram soluções que estimulam a sustentabilidade na produção agrícola.
Além disso, a Fazendinha é um palco de boas práticas e cenário de novos conhecimentos aos cafeicultores. O espaço vai trazer novidades sustentáveis e também vai reforçar a necessidade de cuidar do meio ambiente para produzir com qualidade.
Segundo Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, o que há de mais atual no setor estará entre as demonstrações do local.
“Nesta edição, a Fazendinha contará com espaços sobre o uso de bioinsumos, com equipamentos para pequenos produtores, irrigação por aspersão com carretel, manejo de pastagem, espaço de nutrição animal, além das novidades das marcas próprias de insumos da Cooxupé, como o Kafé Maturação da linha Kafé e as novas fórmulas do Prospera Organic e do lançamento do Prospera Fluid”, afirma.
Os visitantes poderão acompanhar, ainda, as demonstrações de drones que realizam pulverização e distribuição de fertilizantes sólidos. A Fazendinha ainda vai abordar informações sobre o uso correto de defensivos agrícolas e das plantas de cobertura. Outra solução que será apresentada aos cafeicultores é a irrigação por gotejamento, que minimiza os impactos climáticos no campo.
Ações educativas
A Fazendinha também vai promover ações educativas com resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades.
Neste ano, o espaço terá a participação da Fundação Procafé; EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e Farmer Support Center da Starbucks – divulgação do programa C.A.F.E. Practices. Além disso, estarão no local o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Centro de Validação Tecnológico do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF-CVT), com apresentação de resultados atualizados do experimento de cultivares de café.
Outra importante participação será a de Guy Carvalho, engenheiro agrônomo, produtor de cafés especiais e referência na cafeicultura, com um espaço de difusão de tecnologias ao produtor.
A equipe de Geoprocessamento da Cooxupé estará presente na Fazendinha para explicar aos cooperados como o clima influencia no sistema produtivo cafeeiro. Além disso, os especialistas do departamento vão apresentar aos visitantes as condições meteorológicas dos últimos meses na área monitorada pela cooperativa.
A Femagri 2025 será realizada das 8h às 18h na Avenida Vereador Nelson Elias, S/N, no bairro Japy. A entrada é aberta e gratuita, com credenciamento na recepção. Ao todo, o evento contará com uma área de 107 mil metros quadrados, com 153 estandes e mais de 12 mil produtos cadastrados e em exposição.
0 comentário
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025