Exportações de arroz da Tailândia no primeiro trimestre caem 30% ao ano
![]()
BANGCOC, 21 de abril (Reuters) - As exportações de arroz da Tailândia caíram 30% ao ano no primeiro trimestre deste ano, para 2,1 milhões de toneladas métricas, informou uma associação do setor na segunda-feira.
O declínio ocorreu porque os países atrasaram as decisões de compra e a Índia retomou as exportações de arroz, disse Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, aos repórteres.
As exportações anuais podem ficar abaixo da previsão de 7,5 milhões de toneladas, disse ele, mas os exportadores estavam vendo mais pedidos dos EUA após uma pausa de 90 dias na imposição de novas tarifas pesadas.
As exportações no segundo trimestre seriam semelhantes às dos primeiros três meses do ano, disse ele.
A tarifa de 36% imposta à segunda maior economia do Sudeste Asiático está entre as taxas mais altas impostas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump.
Uma delegação liderada pelo Ministro das Finanças Pichai Chunhavajira se reunirá com autoridades americanas em Washington esta semana para buscar tarifas mais baixas.
A Tailândia é o segundo maior exportador de arroz do mundo, mas pode perder esse título se as tarifas forem superiores a 10%, disse Chookiat.
No ano passado, a Tailândia embarcou 9,94 milhões de toneladas de arroz, no valor de 225,65 bilhões de bahts, sendo os EUA seu terceiro maior mercado em volume.
Reportagem de Chayut Setboonsarng e Orathai Sriring; Edição de Savio D'Souza
0 comentário
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025