Agro atinge número recorde recuperações judiciais no 1o tri de 2025, informa o Monitor RGF
O levantamento é do Monitor RGF da recuperação judicial no Brasil. De um total de 4.881companhias,1.112 eram fabris—a maioria delas ligadas ao agronegócio e números são os mais recentes, referentes ao 1o trimestres de 2025.
As 4,8 mil empresas em recuperação representam o maior número desde o segundo trimestre de 2023, quando o Monitor foi lançado.
Para os analistas da RGF, além das elevadas taxas de juros, problemas de gestão têm impactado fortemente determinados setores — em especial, o agroindustrial. Por outro lado, a consultoria observa um crescimento expressivo no mercado de investimentos em empresas em recuperação, impulsionado pelo modelo DIP (Debtor-in-Possession). Esse modelo de financiamento ao devedor em recuperação judicial tem se destacado por oferecer garantias jurídicas sólidas, atraindo cada vez mais fundos e instituições financeiras.
A expectativa da RGF é que o número de reestruturações continue a crescer ao longo de 2025, refletindo a desaceleração da economia e os desafios enfrentados por setores intensivos em capital.
EMPRESAS QUE SAÍRAM DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL NO PERÍODO
RETORNO À OPERAÇÃO: Das 203 empresas que saíram do processo de recuperação judicial, ao longo do 1º trimestre deste ano, 80% retornaram a operar sem a supervisão judicial.
INATIVIDADE: 2% tiveram seu registro baixado/encerrado ou foram classificadas como inaptas ou suspensas por possuírem pendências (e por isso seu registro deixa de estar ativo), situação que pode ser revertida com a resolução das irregularidades.
FALÊNCIA: 18% foram apontadas como falidas.
Se somarmos as saídas por estado este número passa para 208 em função de alterações cadastrais, aumentando o número absoluto de empresas em recuperação em alguns estados e diminuindo em outros.
“Apesar do crescimento do número de casos, a recuperação judicial segue demonstrando ser uma ferramenta eficaz para reorganização de empresas viáveis. O problema maior é que muitas vezes a empresa chega tarde demais ao processo, com problemas tão avançados que inviabilizam a recuperação”, destaca Rodrigo Gallegos, sócio da RGF, especialista em reestruturação
0 comentário
Exportações brasileiras aos EUA recuam pelo 4º mês consecutivo e desequilíbrio comercial entre os países se aprofunda, aponta Monitor da Amcham
Cotado a R$ 5,37/kg, pêssego nacional é o destaque da semana (08 a 12/12) no atacado da CEAGESP
Produtividade da cana exige manejos mais eficientes e novas soluções para frear perdas no campo
Tecnologias integradas aumentam produtividade e longevidade da cana corte após corte
Massey Ferguson apresenta soluções com foco no futuro na maior feira de tecnologia agrícola do mundo
Exportações de feijão batem recorde anual, enquanto mercado interno mantém ritmo lento, aponta indicador Cepea/CNA