Canaoeste se manifesta sobre o encerramento das atividades da Usina Santa Elisa e cessão de contratos pela Raízen
Nota Oficial da Canaoeste
A Canaoeste – Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo – recebe com tristeza a notícia do encerramento das operações da Usina Santa Elisa, localizada em Sertãozinho - SP, anunciada oficialmente pela Raízen nesta terça-feira (15).
Diante da importância histórica da unidade Santa Elisa, que chegou a ser a maior usina do mundo na década de 90, para o setor sucroenergético paulista e nacional, a decisão da companhia impacta diretamente produtores rurais da nossa base associativa, colaboradores e toda a cadeia produtiva regional. A Canaoeste está mobilizada e já iniciou a organização interna, junto aos associados que possuem contratos vigentes com a unidade, para garantir que seus direitos sejam preservados e que a transição ocorra com a máxima transparência e segurança jurídica.
A Associação está acompanhando de perto todas as etapas da operação, que envolve a transferência de até 3,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, incluindo contratos com fornecedores, para um grupo de seis empresas do setor, conforme anunciado pela Raízen. Os compradores são empresas tradicionais e reconhecidas pela atuação responsável e comprometida com o setor bioenergético: Usina Alta Mogiana, Usina Bazan, Usina Batatais, São Martinho, Pitangueiras e Viralcool.
O diretor executivo da Canaoeste, Almir Torcato, ressalta que a entidade mantém uma relação pacífica e positiva com essas empresas e confia em sua idoneidade e capacidade de acolher com responsabilidade os produtores envolvidos na operação.
“A prioridade da Canaoeste neste momento é garantir que os nossos associados tenham seus contratos respeitados e possam seguir com suas atividades de maneira segura e sustentável”, afirmou, informando que as tratativas com a Raizen já estão encaminhadas e em breve terão um encontro com esses produtores pra explicar, acolher e assegurar os contratos.
A Canaoeste seguirá atuando com firmeza, representando os interesses dos produtores e acompanhando os desdobramentos regulatórios e contratuais da operação.
0 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro