Após reagir com anúncio da Coca-Cola, mercado do açúcar cai mais de 2% nesta segunda (21)
![]()
Após registrar alta na última semana impulsionada por uma possível mudança na fórmula da Coca-Cola, o mercado do açúcar volta a operar em queda nesta segunda-feira (21), refletindo fundamentos como expectativa de safra abundante e demanda enfraquecida. Em Nova Iorque, o contrato com vencimento em outubro/25 é negociado a 16,46 cents de dólar por libra-peso, com queda de 2,14%, enquanto o março/26 recua 1,78%, sendo cotado a 17,12 cents. Em Londres, a commodity também apresenta baixa e o contrato para outubro/25 é negociado a US$ 479,60 por tonelada, com recuo de 1,66%.
No Brasil, a demanda interna segue fraca, e os preços continuam pressionados, mesmo diante das perdas produtivas causadas por geadas recentes e pelos impactos do ciclo anterior, marcado por estiagem e queimadas em algumas regiões produtoras. Especialistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas alertam para uma pressão crescente na gestão do setor sucroenergético, o que compromete a sustentabilidade da cadeia. Na semana passada, foi anunciada a desativação de uma tradicional usina no interior de São Paulo, e há receio de que outras unidades enfrentem dificuldades semelhantes, o que pode gerar a necessidade de reorganizar a logística do setor.
No mercado externo, os embarques também registraram retração. Segundo levantamento da agência marítima Williams Brasil, 75 navios aguardavam nos portos para embarcar açúcar na semana encerrada em 19 de julho, ante 91 na semana anterior. O volume agendado para exportação também caiu, passando de 3,676 milhões de toneladas para 3,094 milhões de toneladas.
De acordo com dados parciais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a receita média diária obtida com as exportações brasileiras de açúcar e melaços em julho soma US$ 63,253 milhões, com nove dias úteis computados. O volume médio diário exportado é de 152,214 mil toneladas.
0 comentário
Açúcar com leve recuperação após pressão de oferta da Índia e perspectiva de safra robusta no Brasil
Açúcar fecha em baixa nesta 5ª feira (04) com menor preocupação sobre oferta global
Clima favorece avanço do Sphenophorus e controle da praga se torna mais desafiador
Açúcar opera em leve alta após quedas recentes com influência da Índia e do Brasil
Açúcar: Altas perdem força e preços fecham mistos em NY e Londres nesta 4ª feira
Açúcar mantém movimento de alta nessa quarta-feira (03)