Posicionamento BSCA – Taxação de 50% dos EUA sobre cafés especiais do Brasil
Varginha (MG), 30 de julho de 2025
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) manifesta preocupação a respeito da confirmação da taxação de 50% sobre os cafés especiais do Brasil a serem importados pelos Estados Unidos, conforme ordem assinada, hoje, 30 de julho, pelo presidente Donald Trump.
Os EUA são o principal mercado importador dos cafés especiais do Brasil, adquirindo aproximadamente 2 milhões de sacas desse produto, a uma receita superior a US$ 550 milhões ao ano.
Tal medida, se mantida, impactará a comunidade do café especial e os segmentos envolvidos com cafés de qualidade em todo o mundo, principalmente o Brasil, como maior fornecedor, e os EUA, maiores consumidores do produto.
É válido recordar que a indústria cafeeira norte-americana emprega mais de 2 milhões de pessoas e movimenta valor superior a US$ 340 bilhões ao ano, o que equivale a 1,2% do PIB dos EUA. E o Brasil é o principal fornecedor do produto a esse mercado.
Nesse sentido, a BSCA, como legítima representante da comunidade do café especial brasileira, reitera a necessidade de diálogo na tentativa de reverter a taxação apresentada ao produto, de forma que sejam preservados empregos, renda e uma parceria construída ao longo de décadas entre os atores das duas nações.
O estabelecimento do diálogo no tocante à importação dos cafés especiais do Brasil por parte dos EUA é essencial para que não sejam prejudicados o setor brasileiro de cafés especiais, a indústria cafeeira e, principalmente, os consumidores norte-americanos.
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade