Brasil e México reforçam parceria sanitária e comercial em seminário sobre decisões baseadas na OMSA
Autoridades brasileiras e mexicanas, lideranças do setor agroalimentar e importadores participaram ontem do seminário “México-Brasil: Proteína Animal – Decisiones basadas en la OMSA para seguridad alimentaria”, segunda edição do ROAD SHOW INTERNACIONAL 2025, promovido na última quinta-feira (28/08) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Realizado no contexto da missão presidencial brasileira à Cidade do México durante a semana passada, o evento integrou a agenda bilateral de promoção do comércio de proteínas com base técnica, pautada pela transparência e alinhada aos padrões internacionais da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
O seminário contou com a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e do Embaixador do Brasil no México, Nedilson Jorge. Participaram ainda representantes da Secretaría de Agricultura y Desarrollo Rural (SEDAR), do Servicio Nacional de Sanidad, Inocuidad y Calidad Agroalimentaria de México (SENASICA), da COMECARNE, da CAMEBRA e da ANETIF, além de lideranças empresariais mexicanas e associadas à ABPA.
Durante o encontro, foram debatidos temas como regionalização sanitária, o reconhecimento dos estados do Acre, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul como livres de febre aftosa sem vacinação decisões proporcionais, reconhecimento mútuo de status sanitário e segurança alimentar como política pública multilateral, com foco na internalização das diretrizes da OMSA por parte dos países importadores.
“O México é um parceiro estratégico do Brasil, com laços institucionais consolidados e grande potencial para ampliação do comércio de carnes, ovos e genética avícola. Ao discutir decisões sanitárias sob a ótica da OMSA, damos mais previsibilidade ao comércio e mais segurança aos consumidores”, destacou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Em 2024, o México foi o 9º maior destino da carne de frango brasileira, com 191 mil toneladas exportadas e US$ 403 milhões em receita.
O seminário no México sucede a primeira edição do Road Show, realizada nas Filipinas, e antecede novas ações programadas em mercados estratégicos como China, União Europeia, África do Sul, Chile, Malásia, Peru, Canadá e Arábia Saudita.
O ROAD SHOW INTERNACIONAL 2025 integra a programação de ações do projeto setorial desenvolvido pela ABPA e ApexBrasil para a promoção global das marcas Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck.
0 comentário
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA