Sem soja dos EUA, China pode ficar com abastecimento comprometido até o fim de 2025

Publicado em 08/09/2025 10:38 e atualizado em 08/09/2025 11:20
Eduardo Vanin - Analista de Mercado da Agrinvest
Em janela de outubro a dezembro, nação asiática ainda teria que comprar cerca de 18 milhões de toneladas e precisaria olhar para oferta norte-americana, mas acordo parece distante.

Logotipo Notícias Agrícolas

A semana começou com destaque para as importações recordes de soja pela China em agosto, porém, o mercado ainda busca compreender como será a atuação da nação asiática nos próximos meses para finalizar o ano estando adequadamente abastecida. O país precisa comprar ainda cerca de 18 milhões de toneladas entre outubro e dezembro e precisaria de soja dos Estados Unidos. Sem este produto, poderia ficar com seu abastecimento comprometido, como explicou o analista do complexo soja e diretor da Agrinvest Commodities, Eduardo Vanin, em entrevista ao Bom Dia Agronegócio desta segunda-feira (8). 

"Nós nunca tivemos a China não comprando soja americana para a janela de final de ano, com o consumo do setor de rações como está. Tivemos entre 2018 e 2019 poucas compras, mas mais do que agora, mas naquele momento tinha a Peste Suína Africana, não se precisava de muito farelo, e agora não", detalha Vanin. 

Assim, a preocupação é com o cenário dos derivados, especificamente o farelo, com a possibilidade de faltar o produto na China. Diante disso, nas últimas semanas, a nação asiática voltou, inclusive, a comprar soja da safra velha do Brasil. 

No entanto, "o ponto é que não tem margem mais para comprar aqui no Brasil, a margem está negativa cerca de US$ 10,00 por tonelada, e o grande ponto é o farelo que, na China, está fora de lugar. A soja brasileira ficou mais cara e o farelo está no mesmo lugar", explica o analista. 

No vídeo acima, acompanhe a íntegra da análise de Eduardo Vanin, que definiu 2025 como o ano das grandes distorções. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • marco marco Araquari - SC

    bom dia,...sr. vanin...

    parece que o sr. nao conhece mesmo o mercado chines,..

    a china tem 5 mil anos de comercio,..

    o sr. nao acha que ja´esta´tudo alinhado,...com o brasil ?...

    o chines volta ao mercado norte americano , quando tiver soja barata, quase de graça,..

    o povo chines passou 100 anos de humilhaçao,..e passara´apertado por falta de soja,...se esse for o problema,..ninguem da china ,...contraria o grande lider,...se faltar um pouco de soja na entre safra brasileira,...paciencia,...e paciencia e´o que o povo chines tem de sobra,..

    ou o sr. acha que o desfile da semana passada, que o xi ji ping fez,...foi pora bonito?...

    ha´,...antes que eu me esqueça,...devo informar que no mes passado,...a ultima companhia de cafe´,...genuinamente brasileira,...``cafe´pilao ``,..foi vendida por 18 bi,...e sabe para quem ?....adivinha....

    0
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      O PIOR E" QUE O PREÇO DE REFERENCIA DA BOLSA DE CHICAGO ACABA PREJUDICANDO O BRASIL

      0