SCA Brasil Aliança mostra como economizar na compra de diesel
Quando não é o primeiro item na lista de custos de produção no agronegócio, o diesel sempre aparece entre os principais por seu papel estratégico: mais que um custo, é um insumo que influencia diretamente a viabilidade e a rentabilidade do empreendimento. Economizar na compra de algo que afeta todos os elos da cadeia, da produção à entrega ao consumidor final, é um desafio fundamental para qualquer operação no agro.
Como fazer aquisições mais competitivas desse insumo vital é o tema da próxima live da série Conexão SCA Brasil. Como destaca o head de suprimentos da SCA Brasil Aliança, Diego Lopes, “é possível conduzir as compras de diesel com vantagem e segurança, reduzindo o impacto nas contas dos grandes consumidores, desde que todas as variáveis desse cenário tão volátil sejam contempladas e bem monitoradas, além de garantir a confiabilidade do abastecimento das operações”.
Para trazer um exemplo prático à live “Compras de diesel com inteligência e economia”, Diego Lopes vai receber o convidado especial Danilo Briza Costa, gerente de suprimentos da Tietê Agroindustrial, grande comprador de diesel e cliente da SCA Brasil Aliança para compras corporativas em grupo desde sua criação em 2016.
Insumo estratégico
O Brasil importa cerca de 30% dos 70 bilhões de litros do diesel que utiliza anualmente. Em 2024, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o montante importado custou mais de US$ 8,3 bilhões, o segundo maior volume de importação do país, atrás apenas do petróleo. Mesmo com a prioridade para a descarbonização, a EPE revela que o crescimento do consumo de diesel na próxima década será de 2% ao ano. Isso impõe ainda mais desafios para o segmento de compras corporativas em grupo, que busca aquisições estratégicas e competitivas.
Oscilações de preços causadas por turbulências geopolíticas, a dependência de fornecedores externos e variáveis como taxa de câmbio, mistura de biodiesel e políticas de preços da Petrobras, dentre outros fatores, são riscos que exigem uma boa estratégia para comprar diesel. “Para se ter uma ideia da complexidade que vivemos, os maiores fornecedores de diesel do Brasil são Rússia e Estados Unidos, ou seja, ambos no epicentro de conflitos geopolíticos e controvérsias tarifárias”, completa Lopes.
0 comentário
Açúcar fecha em baixa nesta 5ª feira (04) com menor preocupação sobre oferta global
Clima favorece avanço do Sphenophorus e controle da praga se torna mais desafiador
Açúcar opera em leve alta após quedas recentes com influência da Índia e do Brasil
Açúcar: Altas perdem força e preços fecham mistos em NY e Londres nesta 4ª feira
Açúcar mantém movimento de alta nessa quarta-feira (03)
Açúcar avança com expectativa de redução de área na União Europeia