Putin adverte EUA sobre risco de escalada caso forneçam mísseis Tomahawk à Ucrânia

Publicado em 02/10/2025 15:49

Logotipo Reuters

 

SOCHI, Rússia (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que uma decisão dos Estados Unidos de fornecer mísseis Tomahawk à Ucrânia desencadearia uma nova e importante escalada com Washington, mas não mudaria a situação no campo de batalha.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, disse no domingo que Washington estava considerando um pedido ucraniano de Tomahawks.

Perguntado sobre o que significaria o fornecimento de Tomahawks, Putin disse que seria perigoso, pois os mísseis de cruzeiro eram poderosos e representavam uma ameaça.

"É impossível usar Tomahawks sem a participação direta de militares norte-americanos", disse Putin no Clube de Discussão Valdai, no balneário de Sochi, às margens do Mar Negro.

"Isso significará um estágio de escalada completamente novo e qualitativamente novo, inclusive nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos."

Putin disse que os Tomahawks poderiam prejudicar a Rússia, mas que o país simplesmente os abateria e melhoraria sua própria defesa aérea.

Duas autoridades norte-americanas disseram à Reuters na quarta-feira que os Estados Unidos forneceriam à Ucrânia inteligência sobre alvos de infraestrutura de energia de longo alcance na Rússia, enquanto avaliavam se enviariam a Kiev mísseis que poderiam ser usados em tais ataques.

(Reportagem de Vladimir Soldatkin)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário