Tufão Kalmaegi leva chuva e destruição ao Vietnã; número de mortos se aproxima de 200 nas Filipinas
![]()
Por Thinh Nguyen e Minh Nguyen
GIA LAI, Vietnã (Reuters) - Pelo menos cinco pessoas morreram no Vietnã depois que o tufão Kalmaegi atingiu as regiões costeiras com ventos destrutivos e chuva forte, informaram as autoridades na sexta-feira, após a passagem mortal da tempestade pelas Filipinas, onde matou pelo menos 188 pessoas.
O tufão atingiu a região central do Vietnã na noite de quinta-feira, arrancando árvores, danificando casas e provocando quedas de energia, antes de enfraquecer à medida que se deslocava para o interior.
As autoridades alertaram sobre chuvas mais intensas de até 200 milímetros nas províncias centrais de Thanh Hoa a Quang Tri, e disseram que o aumento do nível dos rios de Hue a Dak Lak poderia provocar inundações e deslizamentos de terra.
Na província de Gia Lai, que sofreu o impacto do tufão, o proprietário de uma fazenda de camarão, Nguyen Dinh Sa, relatou perdas catastróficas.
"Fui verificá-los a cada hora de ontem até a noite. Fiz de tudo, mas não consegui salvá-los", disse Sa, de 26 anos, lamentando a destruição de cerca de seis toneladas de camarão.
"Todos os meus investimentos se foram. Estou muito desesperado", afirmou ele. O depósito de dois andares de Sa, usado para armazenar ração para camarões, ficou submerso por um breve período devido às ondas de sete metros de altura e aos ventos fortes, levando a uma perda estimada em cerca de 1 bilhão de dongs (US$38 mil).
A agência de gerenciamento de desastres do Vietnã relatou sete feridos e danos a aproximadamente 2.800 casas. A falta de energia elétrica afetou cerca de 1,3 milhão de pessoas, segundo a agência.
O governo mobilizou mais de 268.000 soldados para operações de busca e resgate e emitiu alertas sobre possíveis inundações que poderiam afetar a agricultura no Planalto Central, a principal região de cultivo de café do Vietnã. Os comerciantes disseram na sexta-feira que a chuva havia diminuído e os cafezais permaneciam ilesos.
(Reportagem de Thinh Nguyen e Minh Nguyen em Gia Lai, Phuong Nguyen em Hanói, Karen Lema e Mikhail Flores em Manila)
0 comentário
Chuvas começam a chegar ao RS nesta quinta (12) e INMET alerta para tempestades severas
El Niño volta em 2026 e deve ser mais forte
Previsão do Tempo: Frente fria e baixa pressão aumentam o risco de temporais - 12/02/2026
Prognóstico do Inmet para o trimestre indica calor acima da média e chuva irregular no Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Chuvas continuam intensas sobre o Centro-Oeste, mas próxima semana terá dias de trégua para o campo
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste