Minério de ferro tem perda semanal com demanda baixa por aço e cortes de produção na China
![]()
Por Lucas Liew
CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta sexta-feira e fecharam com perda em base semanal, com o enfraquecimento da demanda por aço e os cortes na produção siderúrgica pressionando os preços na China, principal mercado consumidor do minério.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China caiu 1,87%, para 760,5 iuanes (US$106,77) a tonelada. O contrato encerrou a semana com queda de 3,95%.
O minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura recuava 2,46%, para US$101,35 a tonelada. O contrato caiu 4,51% até o momento nesta semana.
Para controlar a deflação, a China busca eliminar o excesso de capacidade em vários setores, com destaque para o setor siderúrgico, no qual o rápido crescimento da capacidade pesou sobre a lucratividade, disseram analistas do ANZ.
Dados da SteelHome mostraram cortes na produção de alto-forno na principal região siderúrgica do norte da China, levando a um declínio na produção de aço.
Os preços do minério devem permanecer em baixa, com a demanda de aço enfraquecendo novamente no terceiro trimestre, uma vez que o consumo nos setores imobiliário e de infraestrutura e manufatura diminuiu frente ao ano anterior, sem nenhuma melhora significativa no quarto trimestre, disse a corretora chinesa Galaxy Futures.
O chanceler alemão Friedrich Merz e o ministro das finanças Lars Klingbeil pediram patriotismo europeu para proteger a indústria siderúrgica da UE, após a Comissão Europeia ter proposto no mês passado cortar quase pela metade as cotas de importação de aço isentas de tarifas, dobrando a taxa fora da cota para 50%.
A ArcelorMittal, a segunda maior siderúrgica do mundo, superou as expectativas de lucros do terceiro trimestre e apresentou uma perspectiva positiva para 2026, embora tenha observado que a demanda geral permaneceu fraca no trimestre e não houve sinais de reabastecimento.
(Reportagem de Lucas Liew)
0 comentário
Vendas de moradias usadas nos EUA caem para menor nível em mais de dois anos em janeiro
Wall Street sobe enquanto os mercados avaliam dados econômicos
Senado da Argentina aprova reforma trabalhista pró-mercado de Milei
Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA caem menos do que o esperado
Exportações para os EUA caem 25,5% em janeiro, aponta Monitor da Amcham
Minério de ferro recua com dados de vendas fracas de automóveis na China