Espanha tem mais oito casos suspeitos de peste suína e busca limitar danos às exportações

Publicado em 30/11/2025 12:57 e atualizado em 01/12/2025 08:51

Logotipo Reuters

MADRI, 30 Nov (Reuters) - Mais oito javalis com casos suspeitos de peste suína africana foram descobertos perto de Barcelona, informou o jornal La Vanguardia neste domingo, enquanto a Espanha luta para limitar os danos a um setor de exportação de carne suína que movimenta bilhões de euros por ano.

O jornal citou fontes próximas ao Ministério da Agricultura da Catalunha. Dois casos foram confirmados, e outros 12 mostraram sinais de que também podem ter a doença, mas estão sendo submetidos a testes para confirmação. Se confirmados, o número de animais infectados aumentará para 14.

O governo catalão, que se recusou a confirmar o número de casos, solicitou no domingo a ajuda de especialistas do Exército para conter o surto.

Cerca de um terço dos certificados de exportação de carne suína espanhola foi bloqueado após o primeiro surto de peste suína na Espanha - o maior produtor de carne suína da União Europeia - desde 1994, disse o ministro da Agricultura da Espanha no sábado.

"Dos 400 certificados de exportação para 104 países, um terço está bloqueado. Estamos trabalhando para abri-los o mais rápido possível", disse o ministro da Agricultura, Luis Planas, em uma coletiva de imprensa.

Planas disse que o valor das exportações de carne suína do país é de 8,8 bilhões de euros por ano. "Nossa tarefa é manter os mercados internacionais abertos", acrescentou.

A peste suína africana não é prejudicial aos seres humanos, mas se espalha rapidamente entre porcos e javalis. Vários países já reagiram à sua disseminação na Espanha.

O Ministério da Agricultura de Taiwan disse no sábado que proibiu todos os produtos suínos e as importações de suínos vivos, enquanto a China proibiu as importações de carne suína da província de Barcelona, segundo um documento da alfândega chinesa visto pela Reuters.

Na sexta-feira, o Reino Unido disse que suspenderia temporariamente as importações de carne suína da Catalunha, e o México suspendeu as importações de produtos suínos da Espanha.

(Reportagem de Graham Keeley)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário