Yara e Cooxupé renovam parceria por duas safras e projetam ampliar o uso de fertilizantes de menor pegada de carbono
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, e a Cooxupé, maior cooperativa de café do Brasil, anunciam renovação da parceria para as próximas duas safras, com expectativa de ampliar o volume de fertilizantes de menor pegada de carbono. O avanço reforça o compromisso das companhias com a descarbonização da cafeicultura e com a construção de um modelo produtivo mais sustentável no país.
A colaboração entre Yara e Cooxupé teve início em 2024, quando cerca de 30 produtores cooperados passaram a utilizar o fertilizante de menor pegada de carbono, batizado de Yara Climate ChoiceTM, desenvolvido a partir de uma matriz renovável e capaz de reduzir entre 60% e 95% as emissões associadas à produção em comparação ao insumo fabricado a partir de gás natural de origem fóssil. A adoção da solução resultou em uma redução em torno de 40% na pegada de carbono do grão de café verde* - em relação a sistemas que utilizam fertilizantes convencionais. Um marco para a cafeicultura brasileira e para o avanço das práticas agrícolas de baixo impacto.
Produzido na fábrica da Yara em Porsgrunn, na Noruega, o fertilizante chegou ao Brasil em outubro de 2024, foi distribuído em embalagens 100% recicláveis e transportado em caminhões movidos a GNV, iniciativas que também reduziram as emissões do processo. Entre maio e setembro de 2025, os cafeicultores pioneiros colheram a primeira safra nacional deste café lower carbon. Agora, com a renovação da parceria, o projeto entra em uma nova fase, marcada pela ampliação da escala e pelo engajamento crescente dos cooperados na adoção de soluções de menor impacto ambiental.
Para Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil, a renovação da parceria é um passo importante na consolidação de um modelo de produção que alia competitividade e sustentabilidade. “O interesse dos agricultores é a comprovação de que é possível gerar valor ambiental e econômico ao mesmo tempo. Temos trabalhado de forma colaborativa, para que toda a cadeia de valor do café compartilhe dessa mesma visão e crie ferramentas que acelerem e incentivem a transformação que queremos ver no campo. A Cooxupé é um exemplo de liderança e visão de futuro no agro brasileiro, e seguimos juntos para ampliar ainda mais o impacto positivo dessa jornada”, afirma.
Segundo o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, a continuidade da parceria reforça o compromisso da cooperativa com o futuro da cafeicultura. “Na Cooxupé, buscamos constantemente soluções que unam inovação, responsabilidade socioambiental e geração de valor para os mais de 21 mil cooperados que representamos. Trabalhamos para que nossas famílias produtoras estejam preparadas para os desafios e exigências do mercado, com apoio integral em todas as etapas da jornada no campo. Dessa forma, parcerias como essa são fundamentais para fortalecer um modelo produtivo que respeita o meio ambiente, beneficia a sociedade e posiciona a cafeicultura brasileira como referência mundial”, declara.
0 comentário
Preços do arábica mantêm suporte na queda das exportações brasileiras no fechamento desta 5ª feira (11)
Yara e Cooxupé renovam parceria por duas safras e projetam ampliar o uso de fertilizantes de menor pegada de carbono
Cenário de incertezas sobre oferta e clima mantém volatilidade do mercado cafeeiro
Café: Queda nas exportações brasileiras consolida alta nos futuros de NY no fechamento desta 4ª feira (10)
Exportação de café do Brasil totaliza 36,9 milhões de sacas no acumulado de 2025
Com o clima no Brasil no radar, preços do café seguem com alta volatilidade