Vitória nas eleições abre caminho para premiê do Japão implementar cortes de impostos

Publicado em 09/02/2026 08:00 e atualizado em 09/02/2026 09:13

Logotipo Reuters

 

Por Leika Kihara e John Geddie

TÓQUIO, 9 Fev (Reuters) - A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, renovou nesta segunda-feira a promessa de reduzir o imposto sobre vendas de alimentos, após uma vitória eleitoral histórica ter aumentado as chances de medidas de estímulo.

O Partido Liberal Democrático (LDP) de Takaichi obteve uma vitória esmagadora nas eleições de domingo ajudado pela promessa de aliviar os custos de vida das famílias através da suspensão, por dois anos, do imposto de 8% sobre os alimentos, uma medida que ela chamou de “um sonho há muito acalentado”.

“Uma política fiscal responsável e proativa está no centro da... transição”, disse Takaichi em uma coletiva de imprensa, prometendo “a data mais próxima possível” para a suspensão do imposto, ao mesmo tempo em que descartou a emissão de novos títulos de dívida para alcançar esse objetivo.

“Devemos tirar o Japão de uma política fiscal excessivamente rígida e da falta de investimentos.”

Em um aparente voto de confiança na política fiscal de Takaichi, as ações atingiram níveis recordes, enquanto os títulos de longo prazo reverteram a fraqueza inicial. O iene subiu após uma advertência verbal da principal autoridade cambial do Japão.

Alguns analistas sugeriram que o forte mandato de Takaichi pode lhe dar margem para recuar do plano, com derrotas pesadas nas urnas para os partidos da oposição que pedem cortes de impostos ainda mais ousados.

Takaichi disse que debates entre os partidos sobre segurança social e tributação ajudarão a definir um cronograma e formas de financiar a suspensão, enquanto o governo avalia alternativas como receitas não tributárias e cortes nos subsídios existentes.

O governo reformulará sua abordagem sobre o planejamento do orçamento, acrescentou ela, a fim de facilitar o financiamento de longo prazo para investimentos corporativos em áreas de crescimento.

Em entrevistas na televisão no dia anterior, à medida que os resultados eram divulgados, ela disse que agirá rapidamente para cumprir a promessa.

(Reportagem adicional de John Geddie, Tamiyuki Kihara e Yusuke Ogawa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário