Arroz - Adiada nova classificação do arroz
A instrução normativa 06/09, que prevê novas regras para a classificação do arroz, somente entrará em vigor em 1º de março de 2010. As mudanças seriam implementadas em 17 de junho mas, a pedido dos orizicultores gaúchos, o Ministério da Agricultura (Mapa) determinou o adiamento. Com isso, continua valendo a portaria 269.
Os produtores de arroz reclamavam da mudança das normas no meio da safra. Para o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz e da Comissão do Arroz da Farsul, Francisco Schardong, haveria distorções na comercialização do grão. O alongamento do prazo, acrescentou, permitirá maior debate sobre a nova classificação.
O presidente da Federarroz, Renato Rocha, comentou que a nova data estipulada atende ao pleito do setor, pois evita mudanças no meio da safra. No entanto, informou que as entidades do segmento ainda analisarão conjuntamente o prazo.
O diretor técnico da Superintendência Federal da Agricultura, José Severo, avaliou positivamente a postergação, mas defendeu que o prazo seja utilizado para colocar em ordem todo o segmento. Tem que haver um trabalho bem organizado de treinamentos e de comunicação de todos os envolvidos. Ponderou que o Ministério da Agricultura tem gargalos para resolver, principalmente para garantir que o sistema seja auditado e a norma, cumprida.
Fonte: Correio do Povo
2 comentários
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações
byron de souza goiania - GO
ERRATA
NO MEU COMENTÁRIO GOSTARIA DE CORRIGIR; ONDE SE LÊ SUA TIPIFIAÇÃO O CORRETO É TIPIFICAÇÃO(TIPO DO PRODUTO) BYRON DE SOUZA CLASSIFICADOR DE CEREAIS REG.MAPA 6120byron de souza goiania - GO
CONCORDO PLENAMENTE COM A PRORROGAÇÃO, POIS A PORTARIA 269/88(PADRÃO DO ARROZ) SUA TIPIFIAÇÃO SE DÁ PELA SOMA DOS DEFEITOS GERAIS E PELA INSTRUÇÃO NORMATIVA O6.SERÁ POR DEFEITOS ISOLADOS CAUSANDO ASSIM UMA DIFICULDADE PARA PRODUTORES E EMPACOTADORES SE ADEQUAREM NO MEIO DA SAFRA,
BYRON DE SOUZA CLASSIFICADOR DE CEREAIS REG. MAPA 6120