Boi vivo chega morto
MAL ESTAR
Pior ainda: exportar gado em pé, segundo a Sociedade, causa sofrimento animal, tem alta taxa de mortalidade (10% dos bois chegam mortos ao destino), provoca lesões, diminuição da oferta doméstica e queda da qualidade da carne, além da redução do valor agregado, da arrecadação tributária e dos empregos no Brasil.
PREÇO BAIXO
No mercado internacional, o preço médio da carne congelada é duas vezes maior do que o preço médio do quilograma do bovino vivo.
QUALIDADE ÉTICA
“O Brasil precisa dar valor à qualidade ética da carne”, diz Charli Ludtke, gerente de Animais de Produção da Sociedade Mundial de Proteção Animal. Segundo ela, os bois exportados pelos pecuaristas brasileiros enfrentam longas viagens, em jornadas que duram às vezes mais de três semanas em situações precárias: amontoados nos navios, com pouca ração e quase sem água.
LÍBANO E VENEZUELA
A maior parte do gado embarcado (430 mil em 2007) segue para a Venezuela e para o Líbano.
E O HALAL?
O curioso é que o Líbano, país de maioria mulçumana, é um grande consumidor de alimentos Halal, norma islâmica que busca restringir ao máximo o sofrimento dos animais no momento do abate.
OUTRO LADO
O pessoal da Scot Consultoria, porém, criticou o dossiê da Sociedade Mundial de Proteção Animal. "São informações enviezadas, que não consideram todos os lados do tema analisado", diz a "Carta do Boi" de hoje.
PECUÁRIA NÃO É VILÃ
A Sociedade Rural Brasileira distribui documento intitulado "Pecuária não é vilã do meio ambiente". Um dos argumentos da entidade é que o desmatamento ocorre principalmente em razão de falta de regularização fundiária, que estimula a atividade de posseiros e grileiros e a informalidade.
NÓS QUEM?
"O desmatamento não é um problema da pecuária. Leis inadequadas e falta de ação do Estado criam situações de descontrole. Em São Paulo, por exemplo, que é grande exportador de carne bovina, a área de florestas tem aumentado", diz o documento da SRB.
NOSSOS BOSQUES...
Segundo a Sociedade, apesar de todo o noticiário negativo, o Brasil é o maior detentor de florestas do mundo, com mais de 50% do território, enquanto na Europa as florestas originais ocupam apenas 0,1% .
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas