"Solução Chernobyl" pode ser último recurso para usina japonesa

Publicado em 18/03/2011 13:50
Em Chernobyl, um exército de trabalhadores recrutados pelo governo da então União Soviética soterrou o reator com toneladas de areia, e em seguida montou um "sarcófago" de concreto, meses depois do acidente nuclear, o pior da história.

A estrutura, no entanto, não foi feita corretamente a acabou rachando, o que liberou radiação na atmosfera e na água. O sarcófago, parcialmente sustentado pelas paredes danificadas do prédio do reator, precisou ser reforçado.

Atualmente, há planos para instalar sobre o sarcófago uma outra estrutura de proteção, pré-fabricada longe dali.

A "solução Chernobyl" seria ainda mais complicada no caso de Fukushima, devido ao número de reatores envolvidos.

Como dizem as autoridades japonesas, a prioridade ainda é o resfriamento. Jogar areia sobre o combustível aquecido poderia, teoricamente, produzir vidro, e esse mesmo calor impediria a construção de uma cápsula durável de concreto.

Isso significa que o complexo atingido pode se tornar uma ferida aberta, com vazamento de partículas radioativas durante semanas e possivelmente meses antes de ser possível enterrar a usina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Para aqueles que não sabem, todas as pessoas que trabalharam neste 'sarcófago' [1986] para envelopar a Usina de Chernóbyl com acento no ó como eles falam, já MORRERAM! Para compreender estes fatos, reação nuclear é uma reação impossivel de ser interrompida. Esquenta e derrete tudo o que encontrar pela frente, só a água com seu milagroso poder tampão é capaz de manter as coisas sob controle. Depois que virou lixo atômico, o residuo ainda rem uma 'meia vida' de 300 a 500 anos, varia de acordo com a proporção de Uranio, Plutônio, Chumbo e outros metais pesados. Meia Vida é tempo necessário para a radiação cair pela metade... já pensou? Demora milhares de anos para reduzir a quase nada. O Homem está contaminando a Terra com este lixo... fazendo blocos de Metal e concreto e muitas vezes jogando-os na profundeza do mar... ou enterrando-os em desertos. O que Você acha disto?

    0