Preço do café aumenta 70% e ficará mais caro no bolso do consumidor
O consumidor tem razão. Entre junho do ano passado e fevereiro deste ano, o preço do café para as torrefadoras subiu 70%. As indústrias fazem um repasse conta-gotas. Já aumentaram, em média, 6% para o consumidor, mas preparam para a semana que vem a dose mais forte: de uma só vez 30% de reajuste.
“Todo dia, toda vez que nós recebemos uma remessa de café, ele já vem preços novos”, aponta o gerente de supermercado Antonio Donizete Rezende.
Nas padarias, o cafezinho deve subir 40% nos próximos dias. Entre um cafezinho e outro, uma pergunta que agora todo o brasileiro faz: por que o café subiu tanto assim? Simples: o consumo aumentou bastante no mundo e também no Brasil justamente quando os estoques estão baixos.
No ano passado, os brasileiros consumiram mais de 19 milhões de sacas, 4% a mais do que em 2009. Este ano deve continuar subindo. Como não da para viver sem café, os mineiros partem para uma tradição: comprar café moído na hora. No sul de Minas Gerais, o quilo varia entre R$ 9 e R$ 13. “A gente vê que o café subiu, mas quer levar qualidade”, afirma um rapaz.
Qual a vantagem? Um café melhor e 30% mais barato. “Tentar continuar consumindo num preço mais baixo”, disse uma professora. “Não ficamos sem café. Então, tomamos o café e pagamos”, comenta outra senhora.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta