UNICA: Moagem no CS tem queda de 4,22% em relação ao mesmo período da safra anterior
A queda comparativa na moagem de cana na atual safra não afetou, porém, a produção de etanol anidro, que permanece crescente. Na primeira quinzena de agosto, foram produzidos 648,16 milhões de litros do produto, alta de 15,57% frente aos 560,85 milhões de litros obtidos em igual período de 2010.
No acumulado de abril até 16 de agosto, a produção de anidro atingiu 4,50 bilhões de litros, contra 3,87 bilhões de litros registrados em 2010, o que resultou em um total de 626,08 milhões de litros adicionais. Esse acréscimo de volume é superior em um bilhão de litros quando se soma a quantidade já importada do produto até a segunda metade de agosto, com a produção acumulada de anidro (de 4,50 bilhões de litros). Na prática isto significa que o etanol anidro é o único produto desta safra, comparando-se com o etanol hidratado e açúcar, que teve um aumento produtivo em relação ao último ano.
Já em relação ao etanol hidratado, a produção acumulada na atual safra somou 7,54 bilhões de litros de abril até 16 de agosto, uma queda de 31,09% comparativamente ao mesmo período do ano anterior. Na primeira quinzena de agosto, o volume produzido foi de 965,76 milhões de litros.
A fabricação de açúcar também recuou: 2,65 milhões de toneladas na primeira quinzena de agosto, ante 2,75 milhões de toneladas no mesmo período de 2010. No acumulado desde o início desta safra, a quantidade produzida somou 17,42 milhões de toneladas, queda de 10,84% quando comparada ao ano anterior.
Para o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, “os números da primeira quinzena de agosto e os acumulados da safra mostram que tanto a moagem, quanto a produção de etanol e açúcar seguem o ritmo esperado, considerando-se a baixa produtividade agrícola do canavial e o menor teor de sacarose por tonelada de cana processada”. Segundo ele, apesar desse cenário produtivo adverso, o setor sucroenergético segue priorizando a produção de etanol anidro para o atendimento da demanda doméstica.
O executivo comenta que o término antecipado da atual safra, evidenciado com a perspectiva de encerramento das atividades de algumas usinas entre os meses de outubro e novembro, era algo totalmente previsível. “Não há qualquer implicação no perfil de produção dessa safra relacionado a este ponto. O que se expõe é uma quebra agrícola na região Centro-Sul, em razão de motivos já expostos,” explica. Rodrigues afirma que a última estimativa da UNICA da safra 2011/2012 - moagem de 510,24 milhões de toneladas - ainda depende de uma avaliação da produtividade agrícola do canavial em agosto, e se necessário a entidade divulgará uma nova estimativa de safra.
A UNICA, juntamente com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), demais sindicatos e associações da região Centro-Sul, permanecem monitorando minuciosamente a produção e as condições do canavial. “Por meio deste monitoramento contínuo nosso objetivo é divulgar de forma clara, transparente e detalhada a evolução do cenário produtivo da região Centro-Sul do Brasil. Nosso compromisso é o de possibilitar o adequado planejamento dos agentes públicos e privados em relação ao setor sucroenergético,” sublinha Rodrigues.
Matéria-prima e mix de produção
Nos primeiros 15 dias de agosto, a concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) atingiu 143,70 kg por tonelada de cana, ante 152,92 kg obtidos em igual período do último ano. Desde o início da safra, a quantidade de ATR por tonelada de matéria-prima totalizou 130,31 kg acumulada, declínio de 3,40% relativamente aos 134,90 kg obtidos no mesmo período de 2010.
Observa-se que nos primeiros quinze dias de agosto 50,29% da matéria-prima disponível destinou-se à produção de açúcar. Contudo, no acumulado desde abril, o chamado “mix de produção” permanece “alcooleiro”, apresentando o mesmo padrão observado nas safras anteriores. Do volume total de cana processada neste ano, 52,86% direcionou-se à fabricação de etanol. No entanto, quando se considera o volume de etanol importado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul até o momento, este percentual totaliza 53,88%.
Vendas de etanol
As vendas de etanol realizadas na região Centro-Sul, acumuladas de abril até 16 de agosto, somaram 8,13 bilhões de litros - queda de 16,11% em relação ao mesmo período da safra passada. Do volume total, 755,76 milhões de litros foram para o mercado externo e 7,38 bilhões de litros permaneceram no mercado doméstico.
A queda do volume de etanol comercializado no mercado interno deve-se ao recuo das vendas do etanol hidratado. Na primeira quinzena de agosto foram vendidos 631,83 milhões de litros de etanol hidratado, cifra 22,55% inferior a do mesmo período da safra passada. Desde o início da safra foram comercializados 5,12 bilhões de litros do produto (queda de 27,34% em relação à safra 2010/2011).
As vendas de etanol anidro, porém, seguem em alta. Nos primeiros 15 dias de agosto foram comercializados 339,13 milhões de litros, aumento de 21,39% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado da safra, foram vendidos 3,01 bilhões de litros de etanol anidro, alta de 13,76% em relação à safra anterior.
SOBRE OS DADOS DA SAFRA
Os dados divulgados nesta atualização de safra são compilados e analisados pela UNICA, com números fornecidos pelos seguintes sindicatos e associações de produtores da Região Centro-Sul:
ALCOPAR - Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná
BIOSUL - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul
SIAMIG - Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais
SIFAEG – Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás
SINDAAF - Sindicato Fluminense dos Produtores de Açúcar e Etanol
SINDALCOOL - Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso
SUDES - Sociedade das Usinas e Destilarias do Espírito Santo
SOBRE A UNICA
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA – www.unica.com.br) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2010/11, o Brasil produziu aproximadamente 620 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 37,8 milhões de toneladas de açúcar e 27,4 bilhões de litros de etanol.
0 comentário
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado